Confira abaixo 6 dicas pra ouvir (alguém) mais empaticamente e melhor.
Não faça julgamentos. É importante ouvir sem julgar sempre que você usar a técnica da escuta ativa. Aplique a empatia para a compreensão dos motivos e do contexto da pessoa. Mantenha a mente aberta e dê espaço para o outro se abrir sem interrupções da sua parte. Escute com o objetivo de entender.
Escutar ativamente significa dar relevância ao que a outra pessoa está dizendo e com isso, passamos a interagir produtivamente ao invés de apenas ouvir por ouvir. Como minha avó sempre diz: "Entrar por um ouvido e sair pelo outro".
Escuta Qualificada: É uma etapa do acolhimento na qual o usuário será ouvido por uma dupla de profissionais da equipe de Saúde, que tem como objetivo reconhecer a queixa do usuário, problematizá-la e buscar soluções conjuntamente, estimulando o protagonismo do usuário.
Tente ouvir um chiado ou um som de clique para detectar a presença de um aparelho de gravação. As câmaras escondidas são feitas para serem discretas, mas muitas delas emitem algum tipo de ruído. Quando o lugar suspeito estiver muito quieto, caminhe lentamente por ele e preste atenção em qualquer barulho.
Caso seu computador esteja configurado para economizar bateria, no caso dos notebooks, o microfone pode ser desativado sozinho. Para evitar que isso aconteça, acesse a mesma aba de “Gravação” (Painel de controle>Som) das dicas anteriores e depois clique com o botão direito do notebook no microfone habilitado.
Caso seu bluetooth ou o seu recurso de economia de bateria estejam habilitados, tente desabilitá-los e nos avise se o problema persistir. Por favor, tente também reiniciar seu aparelho e certifique-se de que nenhum outro aplicativo está usando seu microfone, fone de ouvido ou câmeras.