EQST

O Que Contraprova Na Justiça Do Trabalho?

O que é contraprova na Justiça do Trabalho?

Embora a sistemática processual tenha adotado a teoria estática do ônus da prova, cabendo ao autor provar os fatos constitutivos de seu direito, incumbe ao réu a demonstração de fato impeditivo, modificativo ou extintivo desse direito, a teor da determinação contida no art. 333 do CPC .

Quem alega tem que provar trabalhista?

Da mesma forma que no CPC, como regra, o ônus da prova cabe àquele que alega, ou seja, ao Reclamante nos termos do Art. 818 da CLT. Na prática, os tribunais já aplicavam a inversão do ônus da prova em face do desequilíbrio probatório entre as partes.

Até quando posso juntar provas no processo do trabalho?

O processo trabalhista admite a juntada de documentos até o encerramento da instrução, na linha do disposto no artigo 845da CLT. Hipótese em que os cartões-pontos e o termo de rescisão não foram juntados com a contestação, porém o foram antesdo encerramento da instrução.

De quem é o ônus da prova de comprovar que o adicional da categoria?

ÔNUS DA PROVA. É do reclamante o ônus de comprovar que realmente exerceu função idêntica a do paradigma, a teor do disposto nos arts. 818 da CLT e 333, I e II, Código de Processo Civil, incumbência da qual não se desonerou, mormente pelo fato de ser havido por confesso quanto à matéria de fato.

De quem é o ônus da prova de horas extras?

ÔNUS DA PROVA. É do reclamante o ônus de provar o labor em horas extras, por constituir fato constitutivo de seu direito.

Qual seria o melhor momento para se determinar a inversão do ônus da prova considerando as características do processo do trabalho?

O Tribunal Superior do Trabalho admite a inversão do ônus da prova na hipótese de registro de horário para fins de comprovação de horas extras, desde que haja determinação judicial para apresentação dos controles de frequência e que a empresa não atenda o comando judicial conforme o previsto na Súmula 338.

Como meios de prova são admissíveis a Somente os meios legais e os morais especificados no CPC B todos os meios legais bem como os moralmente especificados desde que especificados na CLT c somente os que podem provar a verdade dos fatos D nenhuma das alternativas anterior?

As partes têm o direito de empregar todos os meios legais, bem como os moralmente legítimos, ainda que não especificados neste Código, para provar a verdade dos fatos em que se funda o pedido ou a defesa e influir eficazmente na convicção do juiz.

Pode o juiz de ofício determinar a produção de provas?

O artigo 370, caput do CPC estabelece que “caberá ao juiz, de ofício ou a requerimento da parte, determinar as provas necessárias ao julgamento do mérito”. ... Conforme a lei, o juízo determina que as partes digam das provas que pretendem produzir. Por incrível que possa parecer, a parte autora diz que nada há a produzir.

Como especificar provas no novo CPC?

A única regra do Código de Processo Civil que determina a especificação de provas está no artigo 324. Ela contempla a pouco freqüente situação em que ocorre a revelia, mas não os seus efeitos. Fora dessa situação, o despacho de especificação de provas é pura perda de tempo.

Deve ser feita pelo juiz do trabalho em decisão fundamentada antes da abertura da instrução processual?

deve ser feita pelo juiz do trabalho em decisão fundamentada, antes da abertura da instrução processual. não pode acarretar o adiamento da audiência. não se aplica ao fato impeditivo, cuja prova é ônus do reclamado. pode favorecer o reclamante, mas não o reclamado, pois este último assume os riscos da atividade.

Como pode ser feita a reclamação trabalhista?

Inicialmente para iniciar um processo trabalhista, é necessário o ajuizamento da ação, sendo que ele pode ser realizado por intermédio de um advogado ou pessoalmente no setor de distribuição da Vara do Trabalho competente para processar e julgar o feito.

São princípios norteadores do direito processual do trabalho?

Diante do exposto acima, o mestre paulista vê como princípios setoriais do direito processual do trabalho: a celeridade, a concentração dos atos processuais, a oralidade, a gratuidade, a força normativa das decisões judiciais coletivas, a equidade, a revogabilidade da coisa julgada e a conciliação (MASCARO, 1996:61).

Qual o prazo para apresentação de provas quando o juiz entender que um documento anexado no processo é falso?

437, parágrafo 1º, do Novo CPC. (2) Como visto no art. 435 do Novo CPC, as partes podem juntar prova documental aos autos a qualquer tempo, conforme as condições estabelecidas em lei. No entanto, sempre que o requerimento de juntada de documento for realizado, a parte contrária deverá ser ouvida no prazo de 15 dias.

Quais são os objetos da prova?

O objeto da prova é o que se deve demonstrar, ou seja, aquilo que o juiz deve adquirir o conhecimento necessário para resolver o litígio.

Qual o conceito de prova?

Prova: é todo elemento pelo qual se procura mostrar a existência e a veracidade de um fato. Sua finalidade, no processo, é influenciar no convencimento do julgador. Elemento de prova: todos os fatos ou circunstâncias em que reside a convicção do juiz (Tourinho).