O palito queima porque sua cabeça é feita de substâncias que fazem a faísca do atrito com a caixinha virar chama. Aí, o fogo consome a madeira do palito por uns 10 segundos. O processo é bem conhecido: a gente risca o palito na caixa e produz uma faísca, que faz as substâncias inflamáveis do palito entrar em combustão.
P
Descoberta. O termo fósforo tem origem no latim phosphorus, que por sua vez deriva do grego phosphoros, uma junção de phos (luz) mais phoros (portador). O termo em latim por muito tempo designou o planeta Vênus, apelidada como Estrela da Manhã.
2, 8, 5
No palito, fica o clorato de potássio (KClO3), e não pólvora como muita gente imagina. Mas então por que puseram esse nome: palito de fósforo? Porque durante muito tempo o fósforo realmente estava no palito e acendia em qualquer superfície áspera.
Fósforo (P): elétrons = 15 (K=2, L=8, M=5).
17
Verificado por especialistas Oi! Sobre quais são as principais fontes de compostos de fósforo nos rios brasileiros, podemos afirmar, primeiramente que se tratam de subprodutos, resíduos e rejeitos advindos dos esgotos industriais, primordialmente.
A medida, aprovada na terça-feira (29) pelo Conama – Conselho Nacional de Meio Ambiente, implicará na redução da quantidade dessa substância nos rios de todo o País, de 64 toneladas por dia para 46 toneladas por dia, melhorando a qualidade da água consumida pela população. Depois de três anos, a medida será reavaliada.
Eutrofização das águas Um dos reflexos do aumento da concentração de fósforo nos rios é a eutrofização, processo que permite a proliferação de algas e outras plantas aquáticas, sendo que o fósforo é considerado um nutriente essencial para a sua ocorrência.
Fosfatos podem ocasionar uma superpopulação de algas de superfície, que diminuem o teor de oxigênio dissolvido na água. A falta de oxigênio traz consequências diretas à fauna aquática, uma delas pode ser a morte de centenas de peixes.
O fósforo é um mineral que se combina a outras substâncias para formar compostos fosfatados orgânicos e inorgânicos. Os termos fósforo e fosfato costumam ser análogos no que se refere ao exame realizado, mas o que é dosado é a quantidade de fosfato inorgânico presente no sangue.