Para saber se você precisa de aparelho, a resposta está na ponta da língua. “Boca saudável significa fechamento ideal”, diz o ortodontista Marcelo Kignel. Para isso, a arcada superior deve se encaixar levemente à frente da inferior.
O aparelho estimula a movimentação dos dentes nos espaços (estes cheios de fibras) que estão entre as raízes e o osso da gengiva. Cada vez que o aparelho força um dente, as fibras que o envolvem são comprimidas, em seguida, o corpo restaura a forma original e “consome” as células do osso, por meio dos osteoblastos.
Geralmente, o tratamento ortodôntico pode levar entre 6 e 24 meses. Vale ressaltar, porém, que a duração do processo depende de uma série de fatores, variando de pessoa para pessoa.
Os alinhadores são moldeiras transparentes de acetato ou silicone e que são utilizadas para corrigir os dentes que estão com um grau menos acentuado de problemas de posicionamento na arcada.
No entanto, os tratamento mais utilizados incluem:
Elencamos uma lista com tratamentos que possibilitam a correção de dentes separados:
Que fatores causam os dentes separados? Há alguns motivos clássicos que se associam à diastema, a exemplo do tamanho dental diferente, da falta de erupção de um ou vários dentes, da utilização excessiva de chupetas na infância ou até mesmo da pressão da língua na hora da fala ou durante a deglutição.
- Restauração ou prótese: é preciso ajustar as peças ou substituí-las; - Pulpite: o aumento da mobilidade e deslocamento vertical podem ser solucionados com o tratamento endodôntico, que é conhecido como canal.
É tudo uma questão de jeitinho, porque se for de qualquer jeito você pode quebrar alguma peça do aparelho. Mito. É comum sentir um pouco de dor no início por não estar acostumado com o tratamento, pois de fato é aplicada uma força que será responsável pela movimentação dos dentes.
Tratamento da biprotrusão provocada por pressão da língua O tratamento pode ser feito com aparelho fixo convencional, auto-ligado, lingual ou alinhadores. Ao final do tratamento o paciente deve usar contenção ortodôntica. Mas a língua pode continuar empurrando os dentes para frente de novo.
Não, você pode corrigir com dispositivos e aparelhos mais simples e estéticos. Provavelmente você terá que passar por algum tipo de correção , o correto seria você procurar o ortodontista responsável para reavaliar seu caso. Olá! Para corrigir o desalinhamento o correto é fazer novo tratamento ortodôntico.
Por isso, muitos sonham com o dia em que terão os dentes livres de todos os dispositivos metálicos, além de um sorriso mais alinhado e também bonito. No entanto, em alguns casos, pode ser necessário usar aparelho fixo pela segunda vez. ... A recidiva é mais comum de ocorrer nos dentes incisivos inferiores.
A recomendação mais frequente é que o aparelho de contenção seja usado 24 horas por dia durante os seis primeiros meses, sendo removidos apenas na hora de escovar os dentes ou se alimentar. Depois desse período, o tempo de uso é reduzido aos poucos, até que o paciente passe a usá-lo apenas para dormir.
Depende do aparelho, no geral os aparelhos dentários necessitam de aperto e/ou adaptações ao longo do tratamento, sendo assim, utilizar o aparelho de muito tempo atrás pode acabar não tendo efeito algum, ou pior, ele apresentar um efeito contrário, no qual pode acabar tirando sua arcada dentária do lugar, aparelho é ...
R$ 750,00
Tipos de contenções ortodônticas
A contenção ortodôntica é utilizada após o fim do tratamento e tem como finalidade conter os dentes, sendo caracterizado então como passivo. Ou seja, o ortodontista poderá utilizar desses recursos para o ajuste do sorriso, englobando o uso de ambos os aparelhos e cada um cumprindo com seu objetivo.