Ao contrário das pílulas só de progestagênio tradicionais, o principal efeito anticonceptivo de desogestrel é a inibição da ovulação. Outros efeitos incluem aumento da viscosidade do muco cervical.
Reações adversas e efeitos colaterais do Desogestrel As reações adversas mais comumente relatadas nos estudos clínicos com Desogestrel (> 2,5%) foram sangramento irregular, acne, alterações de humor, dor nas mamas, náusea e aumento de peso.
3Não se pode afirmar que o Cerazette engorda, não existe nenhuma substância em sua fórmula que tenha como efeito colateral o ganho de peso. 4Alguns sintomas como sangramento, dores de cabeça, alteração no humor e perda da libido podem ocorrer durante a adaptação ao uso do Cerazette.
A proteção anticonceptiva pode ser reduzida se houver um intervalo maior que 36 horas entre dois comprimidos. Se a mulher estiver menos de 12 horas atrasada para tomar qualquer comprimido, o esquecido deve ser tomado assim que lembrado e o próximo comprimido deve ser tomado no horário habitual.
Quando a mulher ovula e esse óvulo não é Se o desogestrel não inibe a ovulação em todas as mulheres.
A ovulação não acontece instantaneamente se a mulher deixa de tomar um comprimido da cartela de anticoncepcional, porém pode ter efeito em uma semana ou dez dias. É melhor abstinência ou uso de método de barreira para evitar uma gravidez indesejada.
O que fazer se esquecer de tomar o anticoncepcional
Não. A interrupção momentânea da pílula faz os níveis hormonais do contraceptivo caírem e ocorre o sangramento equivalente à menstruação, contudo o tempo de pausa não é suficiente para fazer a mulher voltar a ovular e, por esse motivo, o seu efeito é mantido mesmo neste período.
Se você tomou o anticoncepcional todos os dias, sempre no mesmo horário e sem esquecimentos, o risco de falha do anticoncepcional é de 3 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano ( risco de 0,3%). Não existe método 100%eficaz.
Importante lembrar: o DIU não altera sua ovulação. Como os DIU, seja de Cobre ou Hormonal, não interferem na sua ovulação, você poderá perceber sintomas relacionados a ovulação como a dor do meio (dor de ovulação) e alteração do muco vaginal.
Para mulheres com ciclo menstrual normal, que não usam a pílula nem outra injeção anticoncepcional, a primeira injeção deve ser tomada até o 5º dia do inicio da menstruação e as seguintes, devem ser administradas a cada 30 dias, mais ou menos 3 dias, independentemente da menstruação.