Por isso, é fundamental antes de assentar o piso realizar o nivelamento da superfície. Primeiramente, é preciso identificar onde estão as áreas desniveladas e depois descobrir o real tamanho delas. Para corrigir quaisquer desníveis é necessário utilizar uma lixadeira ou esmeril para concreto para ajustar o piso.
1º Passo: deve-se abrir porosidade no substrato(piso)no caso cerâmico, um bom lixamento, ou se preferir não lixar, pode optar pela aplicação de um produto chamado BIANCO da Vedacit(resina plastificante), após algumas horas você já pode aplicar o nivela rápido, dessa forma ele não irá desplacar do piso.
O traço recomendado para a regularização é 1:6 de cimento e areia média úmida, apresentando espessura entre 10 a 25 mm. Essa argamassa deve ser estendida e, em seguida, desempenada e sarrafeada, deixando um acabamento áspero, segundo o modo de execução.
Se quiser dar um caimento, para escorrer a agua de lavar a cozinha, do chuveiro ou para escorrer a agua da chuva de uma varanda, basta que se acrescente alguns centímetros do lado que queremos que a agua saia.
Faça uma paginação para instalar as réguas Remova o papel de proteção no caso de piso vinílico autocolante e, em seguida, ajuste a parte adesiva e pressione-a para fixá-la no contrapiso. A última régua deverá ter um ajuste, você pode cortá-la com a ajuda de um estilete ou régua metálica.
O piso vinílico colado, como o nome já diz, requer a utilização de uma cola para assentá-lo. Já o clicado funciona com um sistema de encaixe, onde as réguas se ajustam umas às outras com um clique. Qualquer um dos dois pode ser instalado sobre cerâmica e outros tipos de pisos.
O vinílico pode ser instalado sobre diversas superfícies além do piso cerâmico como cimento, pedras (mármores e granitos polidos). Antes disso, é importante você conhecer bem as características do produto – especialmente em relação à instalação, já que o piso pode ser do tipo colado ou clicado.
Aplique o produto com o auxílio de broxa, trincha ou vassoura em duas demãos, aguardando de 1 a 3 horas para a segunda demão. Aguarde 6 horas para a aplicação do nivela rápido quartzolit. Realize a mistura do produto em um recipiente limpo e estanque (balde de fundo reto).
O primeiro passo é preparar a argamassa manual ou mecanicamente. Misture o cimento e a areia (de preferência média e peneirada para eliminar impurezas) até alcançar uma consistência uniforme. Acrescente água aos poucos para obter uma massa mais ou menos úmida.
Para um bom nivelamento do contrapiso e evitar possíveis irregularidades, é muito importante medir o nível da superfície. Assim você vai conseguir identificar se será necessário nivelá-la antes de fazer o assentamento do contrapiso. No geral, a medição pode ser feita com uma mangueira de nível convencional ou a laser.
Para saber se o contrapiso está bem feito Você pode passar a mão no contrapiso. Ele deve estar áspero. Se estiver liso, o piso pode não aderir.
72 horas
Para a execução do contrapiso sobre a base, aguardar pelo menos 28 dias da cura, ou 7 dias de terminada a camada anterior de regularização, tempo onde 60 a 80% da retração acontece, diminuindo assim os efeitos negativos de movimentação da estrutura.
Bom, o ideal seria esperar a secagem total do contra piso (cerca de 28 dias), porém, se for feita uma cura boa de no mínimo 3 dias molhando o piso para evitar fissuras, poderá executar o assentamento cerâmico após 5 dias do término do contra piso.
A norma brasileira recomenda que a cura do concreto seja feita pelo menos por sete dias, estendendo-se a até 14 dias, se for o caso.
cinco dias
Isole a área até que a massa atinja o tempo de secagem (o tempo estipulado pelo fabricante seria o recomendável, mas é prática comum, por exemplo, esperar 24 horas para pisar no piso, evitando grandes cargas sobre o mesmo).
24 horas
Após a aplicação, o ambiente deve ficar livre de tráfego e contato com água por 24 horas, sendo recomendado tempo de espera de 48 a 72 horas para iniciar a limpeza do substrato. A cura total da massa leva em torno de sete dias, principalmente em áreas externas e piscinas.
No caso do porcelanato retificado, no qual o rejunte deve ter no máximo 2mm de distância entre um revestimento e outro, uma diferença de 1mm já é percebida. Agora, se as placas tiverem um espaçamento maior (5mm, por exemplo), a diferença de 2 ou 3mm não ficará tão aparente.
Indicações de juntas de assentamento para peças cerâmicas em geral. As juntas de assentamento de porcelanato em fachadas não são as mesmas que as utilizadas para porcelanato em pisos. A espessura mínima de junta para fachada é de 5mm.
Como rejuntar Porcelanato O rejunte deve ser aplicado em pequenas áreas de cada vez e limpos em seguida com um pano limpo, evitando-se com isso possíveis manchas. É aconselhável aplicar o rejunte 72 horas após o assentamento das peças.
Essa é a primeira decisão a se tomar antes de decidir a cor. Se o efeito desejado é de continuidade, escolha um rejunte com cores próximas às das peças. Utilize a cor de rejunte branco ou bege caso os revestimentos das paredes e pisos sigam essas tonalidades, gerando sensação de amplitude no espaço.
Indicações. Ideal para porcelanatos (polido, natural e externo), pedras especiais e revestimentos de paredes, o Epóxi Porcelanato é indicado para juntas de 2 a 8 mm em pisos e para juntas de 2 a 5 mm em paredes. ... Rejunte de epóxi serve para obter uma força elevada e quimicamente resistente para rejuntar.
Já o rejunte cimentício tipo 2 é o mais aconselhado. Ele tem mais resistência e pode ser usado em áreas internas e externas de qualquer dimensão, fachadas e até piscinas. Também é conhecido como “rejunte para porcelanato” e “rejunte polimérico”.
Saiba como aplicar rejunte epóxi