Escolhida a localização, deve-se montar a estrutura do viveiro de mudas, que deve conter casas de vegetação para controlar as condições climáticas das mudas, um galpão semiaberto para trabalhar em dias de chuvas, um galpão de armazenamento de insumos, um reservatório de água para abastecimento do viveiro, almoxarifado ...
A etapa de repicagem nada mais é que o transplantio de uma mudinha de um local para outro no mesmo viveiro. Assim, quando as mudas estiverem no tamanho adequado, o que depende da espécie, devem ser repicadas para o viveiro.
As condições de luminosidade, umidade e irrigação das mudas no viveiro são muito diferentes daquelas encontradas no campo. Sendo assim, é necessário que as mudas passem por uma preparação para as condições adversas do local definitivo, esse processo se chama “Rustificação” ou “Aclimatação”.
Agência Embrapa de Informação Tecnológica - Transplante de mudas. Este método de plantio é o mais utilizado no Brasil, especialmente nas Regiões Sul e Nordeste. Permite seleção de mudas vigorosas e sadias, o que viabiliza a produção de bulbos uniformes em formato e tamanho.
O transplantio consiste na operação de transferência de uma planta adulta de um local para outro, podendo tanto ser para outro local no solo quanto para um recipiente como vaso ou jardineira.
O desbaste é importante não apenas na semeadura direta, mas também em sementeiras e recipientes. O desbaste, ou raleação, é um trato cultural que visa retirar o excesso de plantas nascidas. Geralmente, o semeio é feito em alta densidade, colocando sementes em excesso, para evitar problemas de germinação.
Cultivo Orgânico Os sistemas agrícolas orgânicos dependem: Rotação de culturas Restos de culturas Estercos animais, Leguminosas Adubos verdes Resíduos orgânicos.
Prepare o solo para o plantio do pasto em 7 etapas
Existem diversas formas de cultivo na prática da agricultura: plantio direto, rotação de culturas, curvas de nível e afolhamento. Essa diversidade de técnicas existe em razão dos diferentes fins, ora os agricultores priorizam a produtividade, ora priorizam a conservação dos solos.