EQST

Como Montar Estrutura Para Laje?

Como montar estrutura para laje?

Passos na execução de uma laje:

  1. Fazer as ferragens das vigas.
  2. Fazer as formas de madeira para delimitar o local onde o cimento preencherá.
  3. Colocar as treliças pré-moldadas definidas pelo engenheiro.
  4. Respeitar os espaços para nervuras ou vigas deitadas.
  5. Colocar o isopor.
  6. Escorar com tora de madeira ou equipamento.

Como deve ser feito o escoramento de uma laje?

No meio do X, que será o centro do cômodo, coloca-se uma escora extra, com um calço em forma de cunha, forçando-o pelo menos de 3 a 5 centímetros em relação ao restante. Assim, o centro da forma ficará mais elevado que o restante; o peso do concreto, porém, concentrando-se no centro, fará com que a laje fique nivelada.

Quanto tempo tem que esperar para tirar as escoras da laje?

Após a concretagem é preciso esperar um prazo mínimo de 4 dias para remoção das peças provisórias do escoramento, mantendo apenas as fixas e, em alguns casos, realizando um reescoramento. Já a estrutura completa pode ser removida depois do 28º dia após a concretagem.

Qual a distância entre as escoras de uma laje?

1 – Escoramento: A distância máxima entre linhas de escoras deve ser 1,30 mts de eixo. Para lajes altas, reduz-se este valor até 1,00 mts. O escoramento deve ser feito com tábuas de 1” x 30 cm em pé, apoiadas em pontaletes com encaixe para a tábua.

Quanto tempo pode tirar o escoramento da laje?

14 dias

Quanto tempo para tirar as escoras da laje de Isopor?

18 dias

Pode encher a laje com chuva?

Mas após a concretagem e com um período de cura, a chuva ajuda a obra, logo que é recomendado que se molhe estruturas de concreto por um período para que a água interna não se evapore, assim a chuva pode ajudar na cura correta do concreto.

Quanto tempo depois de concretar devo molhar?

É necessário que se observe a perda de água no concreto recomendamos molhar a laje de 30 em 30 minutos após o inicio da concretagem até o final do dia,mantendo a sempre úmida pelos próximos 7 dias,caso ocorram temperaturas acima de 25° C ou ventos fortes iniciar a cura antes do horário recomendado.

Qual o tempo de secagem do concreto?

sete dias

O que acontece se não molhar a laje?

E o que acontece se não molhar a laje? A superfície da laje apresentará várias trincas devido a retração do concreto. O pior efeito é a perda de resistência do concreto. Caso a cura não seja adequada, o concreto pode não chegar à resistência requerida em projeto.

Quantas vezes é preciso molhar a laje?

É importante hidratar a laje (ou "curar a laje", como se diz em obra) por pelo menos 7 dias, três vezes ao dia. Isso é necessário para evitar a perda precoce da água que reage com o cimento, ligando os grãos de areia e as britas. Uma parte da água entrará na constituição do concreto, a outra evaporará com o tempo.

Precisa molhar o contrapiso?

Macete 02: Não deixe de molhar uma vez por dia o contrapiso para que ele fique bem curado, evitando o esfarelamento da sua superfície. Evite que muitas pessoas trafeguem por cima do contrapiso para evitar o esfarelamento por atrito das botas e carregar sujeira para a superfície que depois irá receber as cerâmicas.

É normal a laje vazar?

A laje precisa de um cano lateral ou uma ralo para escoar a água sim. Porém para evitar infiltrações e vazamentos, deverá sim impermeabilizar com manta asfaltica. Fornecemos o material e aplicamos o produto. Caso queira, estamos a disposição para efetuar um orçamento.

O que fazer para minha laje parar de vazar?

O mais importante de como consertar vazamento de laje é fazer a impermeabilização correta, utilizando, de preferência, manta líquida ou vulcanizada. Além disso, a laje também deve ter certo grau de inclinação para que a água escorra até um ralo ou calha.

O que fazer quando a laje está vibrando?

uma solução rápida seria a execução de uma viga metálica de reforço no eixo central da sua laje, isso dividiria o vão e daria mais um ponto de apoio para usa laje. Peça para um profissional da área de engenharia estrutural fazer uma visita e dimensionar um reforço que elimine os efeitos de vibrações.

O que fazer quando a laje trinca?

Trincas na laje e o que fazer a respeito

  1. Recalque da fundação. Este é um dos problemas mais comuns para trincas e fissuras. ...
  2. Retração do concreto. ...
  3. Variação térmica. ...
  4. 1 – Observando a trinca. ...
  5. 2 – Protegendo as bordas. ...
  6. 3 – A profundidade desta fissura. ...
  7. 4 – Aplicando o primer. ...
  8. 5 – Preparando o selante.

Quando a trinca e perigosa?

Não é que toda a rachadura seja um risco estrutural grave, mas em problemas estruturais geralmente aparecem rachaduras e deformações. Elas são indicadores de risco especialmente quando vão aumentando com o tempo. Rachaduras em elementos estruturais (laje, viga, pilar, fundação) são bem preocupantes.

O que fazer quando a churrasqueira trinca?

– Traço de Massa Para Assentamento Uma técnica muito utilizada para reduzir o surgimento de trincas em churrasqueiras é fazer um traço de massa para assentar os tijolos, a dica é usar pouco cimento.

O que causa rachadura na laje?

Acontecem em qualquer lugar, mas principalmente em paredes, vigas, pilares e lajes e, geralmente, são causadas por tensões não previstas nos projetos. As fissuras, normalmente, são de menor gravidade. Em geral, aparecem mais na superfície da peça estrutural.

O que é rachadura diagonal?

Rachadura na diagonal significa recalque diferencial na fundação, ou seja, uma ou mais sapatas estão afundando de forma desuniforme, caso sua casa esteja estruturada, ou seja com fundação, pilares e vigas.

O que causa trinca no concreto?

Existem vários motivos sobre a ocorrência de fissuras no concreto, mas a principal é a retração comum. A retração ocorre na secagem do concreto, e isso ocorre de maneira NÃO natural, seja causado pelo vento, temperatura, e umidade relativa.

Porque a viga trinca?

Essas trincas podem ocorrer devido à vários fatores, dentre eles: mal dimensionamento da viga (erro na bitola ou no número de barras de aço), aplicação de sobrecarga no decorrer da obra que não foi prevista em projeto, carregamento precoce da estrutura e finalmente por erros de concepção estrutural.

Como reparar uma viga trincada?

Como resolver Limpe a área criando uma superfície aderente. Com um martelo, apicoe e elimine todas as áreas deterioradas ou não aderidas, formando arestas retas. Retire o concreto em volta das armaduras corroídas, deixando, no mínimo, 2 cm livres em seu contorno.

O que fazer com rachaduras no concreto?

Se estiverem as fissuras estiverem mais afastadas, é necessário estabilizá-las ou por colagem com material epoxídico ou poliuretano, por exemplo, ou pela costura com barras de aço, inseridas de forma inclinada na lateral da fissura e coladas com epóxi, de modo a unir as duas faces da fissura, que posteriormente deve ...

Como tratar fissuras em piso de concreto?

A solução do problema é, na maior parte das vezes, feita pela aplicação de um bom endurecedor químico, precedida de uma limpeza enérgica com escovas abrasivas. Em seguida, deve-se aplicar novamente o endurecedor, garantindo o fechamento da porosidade superficial.

O que fazer para o contrapiso não rachar?

Para evitar rachaduras, são necessários diversos cuidados na aplicação do piso de cimento queimado. Um dos mais importantes é posicionar juntas de dilatação no mínimo a cada 2 metros. Isso significa que o piso terá alguns pequenos cortes de 2 a 3 milímetros com finas junções de material plástico.