Vamos lá!
Materiais necessários para o aquecedor solar caseiro:
Esse aquecimento ocorre de forma simples. A água fria que sai da caixa d'água é levada por uma tubulação até o boiler. Então, ela é levada para o coletor solar que absorve a radiação térmica do Sol — o calor — e aquece a água. Já quente, a água volta ao reservatório térmico, onde fica até o momento da utilização.
Entenda as vantagens e desvantagens dos quatro principais métodos de aquecimento:
Também chamado de Boiler, o reservatório térmico, é o local onde fica armazenada a água aquecida. Ele consiste em cilindros de cobre, polipropileno ou inox que são isolados de maneira térmica com poliuretano expandido sem CFC, mas eles não agridem a camada de ozônio. A água é conservada aquecida até que seja consumida.
O coletor é um dos elementos mais importantes em um sistema de aquecimento solar, sendo o outro elemento o reservatório térmico ou boiler. É o coletor que absorve a energia do sol na forma de radiação. Ele é formado por uma caixa de alumínio com isolamento térmico e por uma placa cuja função é absorver a luminosidade.
No aquecedor solar para chuveiro, o reservatório térmico, conhecido também como boiler, tem a função de armazenar a água aquecida através dos coletores solares e mantê-la na temperatura desejada ao longo de todo o dia, possibilitando seu consumo imediato.
As lanternas solares, assim como os refletores, os postes e quaisquer outras luminárias que funcionem através da luz solar, contam com uma placa solar. Sua função é captar a luz do sol e convertê-la em energia elétrica, armazenando-a na bateria interna do dispositivo.
A lâmpada pode ter filamento incandescente de tungstênio ou um diodo emissor de luz, componente que ficou conhecido mundialmente apenas como LED (Light Emitting Diode). O refletor consiste em uma peça de plástico revestida de alumínio que circunda a lâmpada e visa potencializar a luminosidade gerada.
12 horas
A primeira lanterna foi inventada em 1899 pelo inglês David Misell. Naquele tempo já havia sido desenvolvida a primeira massa de células secas, que criava uma pasta de eletrólitos ao invés de líquido, o que serviu como fonte de energia para o aparelho de iluminação portátil.