Os proprietários de veículos registrados no estado do Rio de Janeiro já podem baixar e imprimir em casa o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo – CRLV 2020, documento que atesta que o veículo está apto a circular no Estado.
No caso de Pessoa Jurídica, não há acesso pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito. É necessário entrar no Portal de Serviços do Denatran, através do menu “Meus veículos”. Também é preciso possuir o Certificado Digital ICP-Brasil (A1 ou A3) emitido em nome da pessoa jurídica proprietária do veículo.
1. Baixe o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível gratuitamente na Apple Store e no Google Play.
Ainda segundo a especialista, a orientação, para não haver surpresa no momento da fiscalização, é baixar a versão digital ou imprimir em casa.
2023 © Portal do Trânsito, Mobilidade & Sustentabilidade | Desenvolvido por Creative Hut.
Publicado primeiro em Portal do Trânsito, Mobilidade & Sustentabilidade » CRLV 2021: veja como baixar ou imprimir o documento digital.
Para ter a versão digital do documento é preciso acessar o site do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) ou baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (apenas pessoa física), disponível gratuitamente para os sistemas Android e IOS.
O número do código de segurança do CRV, solicitado para o acesso ao CRLV digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou imprimir o CRLV-e no portal de serviços do Denatran tem doze caracteres e fica localizado na parte superior direita do documento.
Diferente do que muitos pensam, não é necessária a conexão com a internet no momento da abordagem. “Mesmo que o proprietário esteja sem acesso à internet, o documento pode ser acessado. Ao passo que o aplicativo gera um arquivo PDF com uma assinatura digital, o que garante a autenticidade do documento”, diz Pietsak.
Diferente do CRLV, o CRV não é um documento de porte obrigatório e nem tem prazo de validade. Só é necessária a emissão de um novo quando há transferência de propriedade, mudança de UF, ou alteração de alguma característica ou categoria do veículo.
O primeiro passo é fazer o cadastro, pelo próprio aplicativo, no gov.br, que é o cadastro do governo federal para documentação em geral. Nele, o motorista também pode baixar a CNH Digital, válida em todo o território nacional.
Agora, se você prefere imprimir o documento para tê-lo em mãos, o procedimento é simples. Pois, ele pode ser feito pelo Portal de Serviços do Denatran.
Assim como funcionava com o documento emitido pelo Detran, o CRLV digital somente é expedido após a quitação dos débitos relativos ao veículo. São eles tributos, encargos e multas de trânsito, bem como o pagamento do Seguro Obrigatório (DPVAT). Esse ano o DPVAT não terá taxa, como você pode ver aqui.
Já que posso imprimir o CRLV em casa, por que preciso pagar a taxa de licenciamento?
Para conseguir realizar o download do documento, os proprietários devem ter quitado os boletos de GRT (Guia de Recolhimento de Taxa, disponível no site do Bradesco) e DPVAT (seguro obrigatório devido à Seguradora Líder).
3. Na sequência, basta clicar na palavra CRLV Digital (conforme imagem ao lado). Automaticamente será baixada a versão em PDF do CRLV 2021 que é possível imprimir em casa.
O CRV, antigo Documento Único de Transferência (DUT) e também conhecido como recibo de compra e venda, é um dos documentos emitidos no primeiro emplacamento de qualquer veículo. Ele registra todas as suas características (cor, ano, modelo, renavam, placa, espécie, combustível, etc.) e os dados pessoais do proprietário.
2023 © Portal do Trânsito, Mobilidade & Sustentabilidade | Desenvolvido por Creative Hut.
Publicado primeiro em Portal do Trânsito, Mobilidade & Sustentabilidade » Detran/RJ: como baixar e imprimir o CRLV digital.