A Função Metalinguística está presente no discurso que utiliza o código para explicar o próprio código. O que melhor define e caracteriza essa função é o uso da metalinguagem. Ela pode ser encontrada num vídeo que tenha como tema filmes, uma música ou um poema que fale sobre música ou poema, respectivamente.
3) Função apelativa ou conativa Como o emissor se dirige ao receptor, é comum o uso de tu e você, ou o nome da pessoa, além dos vocativos e imperativo. É a linguagem usada nos discursos, sermões e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor. Exemplos: a) Você já tomou banho?
A Função Poética caracteriza-se pela preocupação com a forma do discurso, ou seja, o modo utilizado para transmitir uma mensagem. Essa função da linguagem é encontrada nas obras literárias, e muitas vezes é confundida com a função emotiva. Lembre-se que na função poética, o mais importante é a mensagem em si.
Resposta: ,Dentre diversas funções exercidas pela poesia está a função social, encontrada em cantos e escritos antigos, em rituais religiosos, no drama grego e hinos, este que permanece na poesia mais recente. Apoesia também transmitia informação e essa era sua função didática.
2 – a) A tradução mencionada no poema é a do próprio eu-lírico, de seu comportamento e da sua própria compreensão. ... c) As funções predominantes no poema são: a função emotiva retratada na confusão do sentimento e a função poética ao retratar a preocupação com a transmissão da ideia.
Os componentes básicos do ritmo são o som e o silêncio, que são combinados para formar padrões sonoros. Tais padrões sonoros são repetidos ao longo de uma melodia, dando assim, origem ao ritmo, que pode ter uma batida constante ou variável.
Resposta. Resposta: a) Pela alternância de sílabas fortes e sílabas fracas no verso.
Resposta: A letra (a)Pela alternância de sílabas fortes e fracas. Explicação: Não é a letra (b) porque necessariamente um poema não tem que ter rima.
a) O ritmo do poema foi construído pelo uso e repetição de palavras com sonoridades semelhantes, como "onda", "anda", "onde", "aonde" e "ainda". ... Assim, essa disposição pretende imitar o movimento das ondas.
A sonoridade do poema pode ser altamente regular, muito perceptível, determinando uma melodia própria na ordenação de sons, ou pode ser de tal forma discreta que praticamente não se distingue da prosa. ... Ritmo é, pois, uma alternância de sonoridade mais fraca e mais forte, formando uma unidade configurada.
No verso, o ritmo é formado pela sucessão de unidades rítmicas resultantes da alternância entre sílabas acentuadas (fortes) e não-acentuadas (fracas); ou entre sílabas construídas por vogais longas e breves.
De maneira geral, a rima é feita entre um verso e outro, designando a repetição de fonemas (sons) idênticos ou semelhantes, geralmente, na sílaba final das palavras. Assim, quando pensamos no que é rima, logo pensamos na associação entre os fonemas das palavras que podem ser consideradas como pares nos textos.