Um farol é uma estrutura elevada, habitualmente uma torre, equipada com um potente aparelho ótico dotado de fontes de luz e espelhos refletores, cujo facho é visível a longas distâncias. São instalados junto ao mar, na costa ou em ilhas próximas, tendo o objetivo de orientar os navios durante a noite.
As responsabilidades de um Faroleiro moderno, além da zeladoria da estrutura de um farol, incluem a manutenção de bóias luminosas e cegas, balizas e outros recursos, sem citar as atividades de planejamento e controle de Sinais Náuticos.
Os faróis foram criados para ajudar os barcos que estão no mar. Eles apontam a entrada de portos ou a presença de recifes, bancos de areia e outras áreas perigosas onde os navios podem encalhar. Eles têm uma forma bem simples: uma torre alta com uma iluminação muito forte no topo.
farol Torre de Hércules
Em geral, compreende sinais de menor porte, como os faroletes, sinais de alinhamento, balizas, bóias luminosas e bóias cegas, instalados para proporcionar segurança à navegação no canal de acesso e bacia de evolução de portos e terminais, ao longo de rios, lagos e lagoas.
Lista dos maiores faróis do mundo
Farol do Mucuripe
Farol de Jeddah
29 metros
“A história conta que o farol foi construído em terra firme e hoje encontra-se a 400 metros da beira mar. Para sua montagem, construiu-se uma rígida base de alvenaria, com a finalidade de receber as placas metálicas que formariam a estrutura da torre octogonal.
A torre de Hércules, o mais antigo farol do mundo
ilha de Faros
135 metros
O Farol de Alexandria é uma das sete maravilhas do mundo antigo. Foi construído para servir de referencial para os navegantes, na Ilha de Faros. Para servir de entrada no porto e informar os navegantes da proximidade de terras, Ptolomeu mandou construir o Farol de Alexandria.
Terremoto
Destruição. O farol foi gravemente danificado por um terremoto em 956 e novamente em 1303 e 1323. Finalmente o restante da estrutura desapareceu em 1480, quando o então Sultão do Egito, Qaitbay, construiu uma fortaleza medieval na plataforma do local do farol usando algumas das pedras caídas.
O projeto caracteriza-se por sua forma circular e inclinada, localizada ao lado do porto, no centro histórico da cidade. Seu teto inclinado lembra o antigo farol de Alexandria. O edifício tem 160 metros de diâmetro e atinge até 32 metros de altura, além de ter cerca de 12 metros subterrâneos.
O lugar escolhido ficava frente a uma ilha chamada Faros, que com o tempo e as múltiplas melhorias que se fariam ficaria unida por um longo dique à cidade de Alexandre. O arquiteto que realizou esta obra chamava-se Dinócrates de Rodes.
Cidade fundada por Alexandre, o Grande, em um delta do Rio Nilo, no século III a.C. Por mais de mil anos, a cidade de Alexandria foi o centro comercial, cultural e cientifico da Eurásia, onde foram fundadas importantes escolas de filosofia, literatura, medicina e poesia, entre outras.