Como funciona renda fixa IPCA? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O Tesouro IPCA+ é um investimento de renda fixa, com parte de sua rentabilidade atrelada ao IPCA e parte a uma taxa prefixada, expressa em ano. Por isso, é um investimento interessante quando há expectativa de alta da inflação, para que o patrimônio fique protegido da desvalorização da moeda.
O que é o CDI ou IPCA?
Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA mede a variação de preços do total da economia brasileira, focando nos produtos mais consumidos. Ele é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e definido como índice oficial para medir a inflação.
Qual melhor índice CDI ou IPCA?
As instituições financeiras tradicionais tendem a optar por taxas prefixadas e atreladas ao CDI e, quando são ligadas ao IPCA, o excedente é irrisório. Já o Tesouro Direto exige que você deixe seu dinheiro preso por muito tempo para conseguir boas rentabilidades acima da inflação.
O que é e como funciona o IPCA?
O IPCA é responsável direto por apontar as oscilações nos preços dos produtos mês a mês. Segundo cálculos emitidos pelo Banco Central, o IPCA acumulado dos últimos 12 meses soma 4,56%. Esse valor representa uma leve inflação, já que a meta para 2020 era de 3,75%.
Qual o melhor investimento IPCA ou Pré-fixado?
O Tesouro IPCA não conta com toda essa previsibilidade na hora de investir, mas ele traz uma segurança extra que o Prefixado não tem: garante uma rentabilidade real acima da inflação, independentemente se a inflação for zero ou 150 mil por cento ao ano!