O trabalho voluntário é definido pela lei como uma “atividade não remunerada prestada por pessoa física a uma entidade pública ou instituição privada de fins não lucrativos, com objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social.”
Principais tipos de trabalho voluntário
O trabalho voluntário enriquece o profissional, aumenta a visão do mundo e a capacidade de entender problemas e de encontrar soluções. ... A pesquisa Outras Formas de Trabalho, feita pelo IBGE em 2017, mostrou que 91% das pessoas que são voluntárias fazem esse trabalho por meio de empresas, organizações ou instituições.
O trabalho voluntário nada mais é do que a prestação de serviço sem a intenção de lucro, ou seja, uma pessoa que se propõe a trabalhar em uma causa sem receber nenhuma remuneração em troca, mas quando falamos em não receber nenhuma remuneração, falamos em não receber dinheiro em espécie, pois o pagamento do trabalho ...
Ser voluntário é acima de tudo é um ato de amor, comprometimento, respeito, compaixão, justiça e solidariedade. Para ser um voluntário, a motivação para ajudar o outro deve ser verdadeira, porque se assume um compromisso com o outro, e este deve ser cumprindo e honrado.
O trabalho voluntário é definido pela Lei 9.
O voluntariado é extremamente importante para a sociedade, pois enriquece a sociedade, contribui para a melhoria da cidadania, promove a igualdade. E também é importante para o voluntário, pois agrega valores ao indivíduo, conscientiza o mesmo, exercita a cidadania, se sente útil e valorizado, autossatisfaz e realiza.
Segundo definição das Nações Unidas, "voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos..."
Quais os benefícios do trabalho voluntário para os funcionários e organização? Com o trabalho voluntário, os funcionários passam a desenvolver novas habilidades, como trabalhar melhor em equipe, tomar iniciativas de liderança e autoconfiança, assim como também passam a propor novas soluções para os desafios diários.
Para a empresa: além de colaboradores mais engajados e motivados, promover Programas de Voluntariado garantem melhorias na imagem e reputação da empresa. E, ainda, quando envolvidos com o negócio da companhia, a sua cadeia de valor se desenvolve, beneficiando todo o setor.
Segundo definição das Nações Unidas, "voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos..."
Voluntarismo é diferente de voluntariado organizado. Enquanto o primeiro é motivado pela busca da satisfação pessoal de quem o pratica, o segundo se dedica às necessidades do outro e tem como foco o bem coletivo.
O trabalho voluntário, como o próprio nome diz, é um trabalho sem remuneração, onde o voluntariado dedica seu talento e tempo para ajudar outras pessoas. As atividades praticadas podem ser em diversas áreas, tais como hospitalar, creches, asilos, etc.
A seguir, estão 10 dicas para manter os seus voluntários motivados dia após dia, semana após semana:
A intenção é desenvolver iniciativas que motivem o cidadão brasileiro a participar de ações transformadoras. A primeira delas prevê a mobilização de voluntários, por meio do Portal do Pátria Voluntária, para cadastramento de instituições e divulgação de suas necessidades de trabalho voluntário.
“Voluntariado empresarial é um conjunto de ações realizadas por empresas para incentivar e apoiar o envolvimento dos seus funcionários em atividades voluntárias na comunidade.”
Os trabalhos voluntários no Brasil são regulamentados pela Lei 9.