O soneto: é um tipo de poema que se apresenta sob uma estrutura fixa: quatro estrofes, sendo dois quartetos (estrofes compostas por quatro versos) e dois tercetos (estrofes compostas por três versos). Todos os versos possuem dez sílabas poéticas, chamadas de decassílabos.
Normalmente os sonetos são compostos por dez sílabas poéticas, denominados versos decassílabos. ... A rima é estruturada por um esquema abba abba cdc (cde) dcd (cde).
Francesco Petrarca
O soneto (do italiano sonetto, pequena canção ou, literalmente, pequeno som) é um poema de forma fixa, composto por quatro estrofes, sendo que as duas primeiras são constituídas por quatro versos, cada uma, os quartetos, e as duas últimas de três versos, cada uma, os tercetos.
Os sonetos costumam ter uma estrutura semelhante. O texto começa com uma introdução, que apresenta o tema, seguida de um desenvolvimento das ideias e termina com uma conclusão, que aparece no último terceto. Essa é, em geral, a estrofe decodificadora de seu significado.
Estrofe de três versos.
adjetivo Que possui um único verso: poema monóstico. substantivo masculino [Literatura] Epigrama ou inscrição que só possui um único verso.
Verso e Tipos de Versos
Denominam-se sílabas métricas ou sílabas poéticas cada uma das sílabas que constituem os versos de um poema. ... A contagem das sílabas poéticas é um processo que auxilia na criação do ritmo e melodia desejados pelo poeta e faz-se auditivamente, subordinando-se a alguns preceitos.