Como Foi A Arte Na Idade Contempornea?

Como foi a arte na idade contempornea

Foi uma época caracterizada por revoluções e grandes transformações artísticas, demográficas, sociais, políticas, tecnológicas e econômicas. Neste contexto, a vanguarda artística surgiu, buscando uma nova linguagem estética consistente com a nova sociedade do século XX.

Os estilos do século XVIII, o neoclassicismo e rococó, simultaneamente cederam espaço para o movimento romântico. Um exemplo da expressão da arte na Idade Contemporânea foi na pintura de Gericault, que rompeu com as convenções estéticas.

Arte contemporânea e seus estilos de vanguarda

Além disso, quebra as barreiras no que diz respeito às linguagens da arte, unindo tipos diversos de fazer artístico em uma obra, afastando-se dos suportes tradicionais.

É possível observar algumas características bastante específicas da Arte Contemporânea, principalmente no que diz respeito aos meios de criação das obras. Assim, os principais atributos desse estilo artístico são:

Características da Idade Contemporânea

<strong>Características da Idade Contemporânea</strong>

Em terras brasileiras, pode-se dizer que esse tipo de arte tem início com os neoconcretistas, que fundam um Manifesto Neoconcreto em 1959. Os responsáveis pelo documento foram Amilcar de Castro (1920-2002), Ferreira Gullar (1930-2016), Franz Weissmann (1911-2005), Lygia Clark (1920-1988), Lygia Pape (1927-2004), Reynaldo Jardim (1926-2011) e Theon Spanudis (1915-1986).

Isso porque essa vertente via na cultura de massas seu suporte fundante, utilizando histórias em quadrinhos, publicidade e até mesmo celebridades como material de criação, aproximando o público do universo artístico.

Arte Contemporânea no Brasil

A mostra reuniu 123 artistas e teve como objetivo mapear produções variadas da época. Participaram artistas que se tornaram referências, como Alex Vallauri (1949-1987), Beatriz Milhazes (1960), Daniel Senise (1955), Leda Catunda (1961) e Leonilson (1957-1993).

Na década seguinte, a arte se afasta dos momentos de contestação política, assumindo uma faceta de reflexão do pensamento, da razão e da tecnologia. A arte tecnológica surge, então, com a Exposição Internacional da Arte por Meios Eletrônicos.

A principal característica da arte na Idade Contemporânea é a liberdade de expressão e atitude provocante. Também o uso da linguagem e vocabulário que escandaliza e humoristicamente critica a cultura e os tempos.

Anistia: o que é e como funciona?

 Anistia: o que é e como funciona?

No vídeo abaixo você pode conferir uma reportagem da TV Folha sobre uma exposição do escultor australiano hiper-realista Ron Mueck realizada na Pinacoteca de São Paulo em 2014.

Você sabe quais são as principais características desse estilo artístico e como ele se dá ao redor do mundo? Continue lendo este post para descobrir mais sobre a Arte Contemporânea e seus grandes nomes!

Linha do tempo da Idade Contemporânea

Atualmente, utiliza a tecnologia e os meio digitais como grandes aliados a fim de provocar questionamentos e experiências inovadoras tanto para os artistas quanto pra o público.

Se estendendo até os dias de hoje, faz com que o período seja conhecido como Pós-modernismo, tendo como principal elemento a utilização de técnicas e equipamentos inovadores e tecnológicos para a criação de obras originais.

Desta forma podemos conceituar Arte contemporânea como o conjunto de diferentes movimentos, estilos, vanguardas e técnicas que surgiram no pós-guerra. Nada mais é do que o ajuntamento de variadas artes. Possui, portanto, uma imensa variedade de tipos e de estilos. Podemos citar como contemporâneas, por exemplo, tanto o gótico americano, quanto obras abstratas em preto e branco. Muitas características identificam esta arte pós-moderna.

Alguns artistas representantes da Arte Contemporânea:

A intenção dos artistas era fazer críticas ao consumismo, indústria e sistema capitalista, fomentando questionamentos sobre os objetos artísticos com materiais simples e efêmeros.

No campo artístico, uma série de movimentos artísticos do início do século XX foi chamada de vanguardas históricas. Esses movimentos buscaram inovação na produção artística. Destacaram-se pela renovação radical em forma e conteúdo. Também exploraram a relação entre arte e vida, além de reinventar a arte confrontando movimentos artísticos anteriores.

Com um forte caráter globalizado e incluindo diversas formas de se fazer arte, a Arte Contemporânea abarca várias escolas e movimentos artísticos, focados mais na ideia e com o objetivo de se comunicar, preterindo o consumo, como era comum no período anterior da Arte Moderna. Nesse sentido, podemos destacar diversos movimentos e vanguardas contemporâneas, como:

Resumo sobre a Idade Contemporânea

A arte povera foi uma corrente artística surgida na Itália nos anos 60 que se esforçava em produzir arte com materiais acessíveis, "pobres" e rústicos, a fim de criar uma nova estética.

Junto com seu ex-companheiro, o artista alemão Ulay, criou obras que testam seus próprios limites, abordando assuntos como tempo, identidade e relações amorosas.

O Grupo Fluxus foi um movimento artístico que existiu na década de 60 e contava com diversos artistas que se utilizavam de variados suportes para produzir uma arte contestadora, provocativa e ousada. O grupo foi essencial para a consolidação da arte contemporânea no mundo.

Qual o período da Arte na Idade Contemporânea?

Sua origem costuma ser relacionada à década de 60 e ao movimento pop art. A Arte Contemporânea se prolonga até aos dias atuais, período esse denominado de pós-modernismo, propondo expressões artísticas originais a partir de técnicas inovadoras.

O que é a arte contemporânea?

Arte Contemporânea é uma tendência artística que nasceu na segunda metade do século XX, após a Segunda Guerra Mundial. Também conhecida como Arte Pós-Moderna, essa tendência teve início, sobretudo, com o advento da Pop Art e do minimalismo.

Quais as principais características da arte brasileira?

Resposta. A arte moderna tem como principal característica o rompimento com padrões. ... Essa expressão artística transformou radicalmente o campo das artes ao quebrar com formalismos, inclusivamente atingindo estruturas gramaticais no campo literário./span>

Qual a principal característica da arte cinética?

A Arte Cinética, também conhecida como Cinetismo, é uma corrente ou escola artística do século XX que tem a característica principal a utilização de recursos visuais e técnicas destinadas a dar movimento à obra, ou, pelo menos, passar a impressão de movimento./span>

O que são figuras cinéticas?

A arte cinética é uma corrente das artes plásticas que explora efeitos visuais por meio de movimentos físicos ou ilusão de óptica ou truques de posicionamento de peças.

Qual é o objetivo da arte cinética?

A arte cinética busca romper com a condição estática da pintura e da escultura, apresentando a obra como um objeto móvel, que não apenas traduz ou representa o movimento, mas está em movimento. ... O artista Alexander Calder, por exemplo, é muito conhecido por seus famosos móbiles, como o da imagem acima.

Qual a importância da tecnologia para a arte cinética?

Resposta. A evolução tecnológica apesar de não parecer influenciou muito as artes, pois como havia o avanço das tecnologias, as artes também avançavam. ... Logo, a importância da tecnologia se dá através do avanço das artes./span>

Qual a importância das tecnologias para a arte?

Como ferramenta de acesso, a tecnologia permite com que a arte ultrapasse as barreiras de localização geográfica e sejam reproduzidas virtualmente, isto é, a tecnologia pode ser uma ferramenta de aproximar a arte às pessoas.

O que mudou no teatro com a chegada da tecnologia?

Assim, o teatro vai ganhando novas configurações em que o uso das tecnologias faz conviver no palco os atores, as imagens virtuais e a sonoplastia produzidas pelos meios tecnológicos e que tem a finalidade de interagir o espectador com a cena por meio de sua percepção sensorial.

Que novidade surgimento da tecnologia no século 20 trouxe para o teatro?

Resposta. Resposta: Com o passar dos tempos, introduziu-se a tecnologia no século XX que trouxe com novidades, os palcos rotativos, mobilidades na disposição do palco em relação a colocação o espectadores, os chamados nevoeiros ou fumos./span>

Como era composta as peças teatrais?

O teatro grego era formado por diversos elementos, cenários e figurinos. Além das da presença de júris, eles apresentavam músicas, danças e mímicas. Para os gregos, ir ao teatro representava um grande acontecimento, que aos poucos, foi tomando conta da vida social dos habitantes.

Como era o teatro de antigamente?

Os teatros gregos eram situados ao ar livre, em locais com uma boa acústica e divididos em áreas. As áreas que formavam o teatro eram: plateia, área da orquestra, o cenário e proscênio. A plateia era formada por bancos de madeira, que mais tarde foram substituídos por bancos de pedra./span>

Como acontece o processo colaborativo e coletivo na produção teatral?

Pode-se dizer que o processo colaborativo é um processo de criação que busca a horizontalidade nas relações entre os criadores do espetáculo teatral. Isso significa que busca prescindir de qualquer hierarquia pré-estabelecida e que feudos e espaços exclusivos no processo de criação são eliminados.