EQST

Como Fazer Uma Rampa Na Entrada Da Garagem?

Como fazer uma rampa na entrada da garagem?

Para fazer a rampa de garagem localizada na calçada, convém seguir as seguintes orientações estabelecidas em normas técnicas:

  1. a largura do rebaixamento pode ter no máximo 50cm a mais do que a abertura destinada ao portão da garagem;
  2. a rampa não pode invadir a faixa destinada à passagem de pedestres;

Como fazer cálculo de declividade?

Declividade

  1. Declividade é a tangente da inclinação da superfície do terreno em relação à horizontal, ou seja, é a relação entre a diferença de altura entre dois pontos e a distância horizontal entre esses pontos. ...
  2. dH = distância horizontal AC (distância entre os pontos) ...
  3. D = dh/dH. ...
  4. D = (dh/dH) x 100.

Como calcular declividade de curvas de nível?

Declividade do Greide: o declive de um greide é igual à diferença de nível entre os seus pontos inicial e final dividido pela distância horizontal entre esses pontos. Assim, D = ( cota maior - cota menor ) / distância horizontal d% = ( DN/DH ) x 100.

Como calcular o declive do terreno?

Por exemplo, se a altura mudar 80cm a cada metro, a inclinação é de 80%. Se a altura variar 43cm, a inclinação é de 43%. E para saber qual a variação da altura a cada metro, é só dividir a altura total do terreno (a diferença de altura entre a parte mais alta e a parte mais baixa) e dividir pela medida de comprimento.

Como calcular a declividade média de uma bacia?

Existem 4 procedimentos para se determinar a declividade média do curso d'água (Figura 13): 1o) Declividade baseada nos extremos (S1): obtida dividindo-se a diferença total de elevação do leito pela extensão horizontal do curso d'água entre esses dois pontos.

Como calcular uma bacia hidrográfica?

O fator de forma de uma bacia hidrográfica, kf, é definido pela relação entre a largura média da bacia e o seu comprimento axial. O comprimento axial da bacia hidrográfica, L, é igual ao comprimento do curso d'água principal mais a distância da sua nascente ao divisor topográfico.

Como medir uma bacia hidrográfica?

Figura 4 - Curva de distribuição da declividade de uma bacia hidrográfica. Pode-se utilizar a equação abaixo: Em que: I = declividade média da bacia (m/m); D = equidistância entre curvas de nível em m; ABH= área da bacia (m²); CNi = comprimento total das curvas de nível em m.

Como calcular a vazão de uma bacia hidrográfica?

Vazão específica (l/s/km²) = (Vazão média mensal / área da estação) * 1000 AD Estação (área da estação) = km² m³/s * 1000 = l/s l/s / km² = vazão específica* * É uma variável hidrológica de relação entre a vazão e a área da bacia hidrográfica.

Como calcular a vazão máxima?

A vazão máxima suportada pelo tubo é calculada pela seguinte fórmula: d = diâmetro adotado em metros; I = declividade da tubulação; n = 0,013, valor adotado para tubos de concreto.

Como calcular a vazão média?

A saber: - vazão média diária (Q ): Q = P. qpc méd méd 86.

O que é tempo de concentração em uma bacia hidrográfica?

Tempo de concentração é o tempo em que leva para que toda a bacia considerada contribua para o escoamento superficial na seção estudada, ou ainda é o tempo para que a gota de água que cai no ponto mais distante chegue até a seção que define o limite da bacia.

Quanto maior a bacia de drenagem maior o tempo de concentração?

Este índice permite avaliar a eficácia de drenagem de uma bacia, ou seja, a eficiência na concentração do escoamento superficial no exutório da bacia (TUCCI, 2004, p. 47). Quanto maior a densidade de drenagem, maior a capacidade da bacia de fazer escoamentos rápidos no exutório, bem como deflúvios de estiagem baixos.

Qual o tempo de concentração do ser humano?

Porque nós, seres humanos, não conseguimos reter atenção por mais de 18 minutos. Cientistas tem estudado o poder de concentração do ser humano. E chegaram ao resultado de que a faixa de tempo de concentração dura entre 10 e 18 minutos.

O que é vazão de projeto?

A vazão de projeto constitui-se em dado fundamental para o dimensionamento de estruturas hidráulicas em obras de engenharia e na obtenção de cotas de alerta de inundações. Necessita-se, para sua determinação, de metodologias de cálculo confiáveis e seguras.

O que é uma chuva de projeto?

Chuvas de projeto Chuva crítica é a chuva em que o par (duração, intensidade pluviométrica) causa o maior escoamento superficial na bacia hidrográfica. É imprescindível para determinação correta O método de distribuição adotado, a chuva padronizada influi diretamente no hidrograma de uma bacia.

O que é vazão máxima?

Vazões máximas são grandezas hidrológicas aplicadas a projetos de obras hidráulicas e vazões mínimas são utilizadas para a avaliação das disponibilidades hídricas em bacias hidrográficas e comportamento do escoamento subterrâneo.

Quais os métodos para estimativa de vazões máxima?

As metodologias eleitas para a estimativa de vazão máxima foram: i) o método Racional; ii) o método Racional Corrigido; iii) o método I-Pai-Wu; iv) o método de Ven te Chow; v) o método McMath.

O que é vazão de pico?

em que, Qm é a vazão de pico (m3;s), Q24 é a vazão média das máximas consecutivas em 24 horas, durante o período e A é a área da bacia (km").

O que é o método racional?

O método racional é um método indireto e foi apresentado pela primeira vez em 1851 por William Thomas Mulvany e usado nos Estados Unidos por Emil Kuichling em 1889 e estabelece uma relação entre a chuva e o escoamento superficial (deflúvio).

O que é o coeficiente de Defluvio?

Coeficiente de escoamento superficial, ou coeficiente runoff, ou coeficiente de deflúvio é definido como a razão entre o volume de água escoado superficialmente e o volume de água precipitado.

Qual é o significado de escoamento?

Significado de Escoamento substantivo masculino Ação ou efeito de escoar (líquidos); escoadura ou escoação. Plano que, geralmente inclinado, pode utilizado para escoar água; superfície inclinada por onde as águas podem escoar.

O que é o hidrograma unitário?

O Hidrograma Unitário (HU) é um hidrograma de escoamento superficial direto, onde a área sob esta curva corresponde a um volume unitário de escoamento superficial direto, resultante de uma chuva efetiva com intensidade e duração unitárias.

Quais são os fatores que mais influenciam no escoamento superficial?

Diversos autores (BERTOL et al., 1989; SILVA et al., 2001; TUCCI, 2002) descrevem os fatores que influenciam o escoamento superficial, como fatores climáticos (intensidade da chuva, duração da chuva, chuva antecedente) e fatores fisiográficos (área da bacia, forma da bacia, permeabilidade do solo, topografia).

O que são fatores fisiográficos?

Dados fisiográficos: Todos aqueles que podem ser extraídos de mapas, fotografias aéreas e imagens de satélite. Basicamente são áreas, comprimentos, declividades e coberturas de solo medidos diretamente ou expressos por índices.

Como evitar o escoamento superficial?

Existem várias maneiras de diminuir o fluxo de água de escoamento devido a fortes chuvas. Duas técnicas são: Barreiras parciais feitas pelo homem (“estruturas de queda”, “vergas de controle”) colocadas em córregos em encostas íngremes para reduzir a velocidade média da água (pense: cachoeiras sintéticas, castores!).

O que é escoamento subsuperficial?

Escoamento subsuperficial: é o fluxo que se dá logo abaixo da superfície, na altura das raízes dalogo abaixo da superfície, na altura das raízes da vegetação.