De forma bem fácil, a escala menor natural é uma escala que possui os intervalos de 3ª, 6ª e 7ª menores em relação a escala maior. Para montar uma escala menor natural basta reduzir em meio tom a 3ª, 6ª e 7ª da escala maior de mesmo nome.
Na escala menor natural, o sétimo grau é menor, enquanto na escala menor harmônica, o sétimo grau é maior. Note como a única diferença está no sétimo grau (nesse caso, a nota Sol). Esse sétimo grau maior na escala menor harmônica aumentou a distância entre os graus 6 e 7, encurtando a distância entre os graus 7 e 8.
Como na escala maior, a escala menor natural consiste em 7 notas. Tem 6 tons entre a primeira nota e a última. Entre cada nota existe um intervalo máximo de um tom (um tom ou um semitom).
Em teoria musical, a escala menor é uma escala diatônica cujo terceiro grau (chamado mediante) está a um intervalo de terça menor (um tom e um semitom) acima da tônica. Os graus 6º e 7º também são menores, em oposição aos graus 6º e 7º da escala maior, que são graus maiores.
Escala natural é aquela formada com as notas naturais dó, ré, mi, fá, sol, lá e si, é a escala de Dó maior e sua relativa Lá menor. ... É comum encontrar textos usando nome Escala Natural com referência às escalas diatônicas maiores e menores em geral.
Escala natural Escala natural é aquela em que o tamanho do desenho técnico é igual ao tamanho real da peça. Veja um desenho técnico em escala natural.
A escala cartográfica
A escala cartográfica é um importante elemento presente nos mapas, sendo utilizada para representar a relação de proporção entre a área real e a sua representação. ... Por exemplo: se uma escala de um determinado mapa é 1:500, significa que cada centímetro do mapa representa 500 centímetros do espaço real.
Existem dois tipos de escalas geográficas: a numérica e a gráfica. ... Nesses casos, quanto menor for o denominador da fração ordinária, maior será a escala, e quanto maior a escala, mais detalhada é a carta geográfica. Ex: 1/10.
Significado de Escala Ação de deter-se para abastecer-se ou para desembarcar ou embarcar passageiros: fazer escala. Relação entre as dimensões de um desenho, um mapa e o objeto representado. Série de divisões traçadas num instrumento de medição: escala termométrica.
A escala de trabalho pode ser definida como a distribuição das horas trabalhadas pelos dias da semana, assim como a determinação das folgas dos profissionais.
Os 6 tipos de escalas de trabalho
Escala 6X1 O dia de descanso pode ser fixo ou não, porém, a lei determina que é preciso conceder ao menos um domingo de folga no mês. A carga horária diária de trabalho no modelo de escala 6X1 deve ser de, no máximo, 7 horas e 30 minutos, sem contar o horário de almoço e as pausas para descanso.
A escala de funcionários
Primeiramente, na escala de trabalho 6X1, é obrigatório que, a cada seis dias trabalhados, o funcionário tenha ao menos um de folga. Nesse caso, variações até são permitidas, desde que com acordos sindicais e/ou coletivos.
Na escala de trabalho 6×2, o colaborador trabalha seis dias da semana, por um período de até oito horas e folga em dois. Nesta opção, cada dia de trabalho pode ter no máximo 7 horas e 20 minutos, totalizando o total de 44 horas semanais.
Deve ser organizada de maneira que a cada 6 dias de trabalho, no máximo, o empregado tenha um dia de folga e, em geral, a cada 7 semanas a folga coincida com o domingo, no caso de homens, e a cada 15 dias para a mulher nos termos do art. 386 da CLT.
A jornada de trabalho 6×1 consiste em uma escala de seis dias consecutivos de trabalho seguidos de um dia de descanso semanal remunerado, que costuma ser no domingo.
A lei permite os seguintes sistemas:
para fazer uma escala com 3 funcionários vc poderia usar uma escala 4x2, o funcionário trabalha 4 dias e folga 2 seguidos. Seriam 12 horas diárias com 1 hora de intervalo, completando as 44h trabalhadas.
Dois dias de escalas 12×36 já bastam para o limite ser alcançado. Para categorias que trabalham 44h semanais, a escala 12×36 pode ser exercida continuamente, tendo em vista que cada funcionário vai trabalhar dentro desse limite.
Salário /dia no regime 12x36 é apurado com base no divisor 30. Embora no regime 12x36 o empregado trabalhe apenas 15 dias no mês (já que folga 36 horas a cada 12 trabalhadas), o valor do salário diário deve ser calculado dividindo-se o rendimento mensal por 30.
No mês com 31 dias, o colaborador terá 16 dias de trabalho, já nos meses que terminam em 30 dias apenas 15 duas trabalhados.
Quantos dias de trabalho tem a jornada 12×36 em 1 mês? Os dias trabalhados na jornada 12×36 no período de um mês, depende da quantidade de dias que o mês tiver. Nos meses com 31 dias, o colaborador terá 16 dias de trabalho. Já nos meses que terminam em 30 dias apenas 15 dias de trabalho.
Conforme vimos mais acima, geralmente, em jornadas 12×36 o colaborador faz 180 de trabalho por mês. O valor de R$ 13,88 é o valor da hora comum deste colaborador e servirá como base para todos os cálculos a seguir.
Para fazer o cálculo, basta dividir o salário do colaborador por 30 (correspondente à quantidade de dias no mês da dispensa) e multiplicar o resultado pelo número de dias trabalhados no mês. Exemplo: um colaborador que tem salário mensal de R$ 3.