Como melhorar a visualização dos dados?
1- Defina claramente seu objetivo Se você precisa fazer uma análise de dados, quer dizer que tem algum objetivo a alcançar ou alguma pergunta para responder. Uma boa dica é definir qual objetivo é esse, focando na solução de um problema, por exemplo.
O que é uma apresentação de dados? Em muitos sentidos, a apresentação de dados é como contar uma história, feita com uma série de gráficos e tabelas. Um dos erros mais comuns dos apresentadores é mergulhar tanto nos dados que não conseguem vê-los de fora.
O título da tabela deve ser breve, claro e explicativo. Deve ser colocado acima da tabela, no canto superior esquerdo, logo abaixo da palavra Tabela (com a inicial em maiúscula) e acompanhado do número que a designa (tabelas devem ser numeradas com números arábicos de forma sequencial dentro do texto como um todo).
Usar gráficos em sua apresentação
Alguns tipos de gráficos funcionam melhor quando o interesse é comparar valores. Isso porque eles conseguem destacar melhor valores altos e baixos para ilustrar a comparação. Se seu interesse é confrontar valores ao longo do tempo ou entre várias categorias, prefira os gráficos de Barras, Linhas e de Dispersão.
Você pode fazer um gráfico de barras em 5 etapas fáceis:
O gráfico é construído a partir dos dados que o usuário vai inserindo, sofrendo modificações no comprimento e largura de cada barra (proporcionalmente) a medida que esses dados são editados.