Como já mencionado, a Europa teve três grandes totalitários: o fascismo (1922-1945), o nazismo (1933-1945) e o stalinismo (1924-1953). Os dois primeiros estavam alinhados à extrema-direita e o terceiro estava alinhado à extrema-esquerda.
O período entre guerras é dado entre as datas de 1919 a 1939, é o período entre a Primeira guerra mundial e a segunda. Foi nesse período que surgiram os regimes totalitários de Benito Mussolini e Adolf Hitler, basicamente o fascismo e o nazismo que tomaram conta da Europa nesse tempo.
Primeira Guerra Mundial (1914-1918) Segunda Guerra Mundial (1939-1945) Terceira Guerra Mundial (hipotética e futura ou a Guerra Fria)
Dentre as principais características da crise econômica ocorrido no período entre guerras pode - se citar o surgimento do Nazismo e do fascismo, os quais foram ocasionados por fortes crises políticas agravadas por esse contexto. Assim sendo, pode - se citar a Segunda Guerra Mundial que parou o mundo.
A crise de 1929 afetou também o Brasil. Os Estados Unidos eram o maior comprador do café brasileiro. Com a crise, a importação deste produto diminuiu muito e os preços do café brasileiro caíram. ... Com a crise do café, muitos cafeicultores começaram a investir no setor industrial, alavancando a indústria brasileira.
As principais consequências da Crise de 1929 foram o desemprego em massa, a falência de várias empresas, tanto do setor industrial quanto do setor agrícola, e a pobreza, que assolou grande parte da população americana.
Características de uma recessão As principais características que definem uma recessão são: (a) o aumento do desemprego; (b) a queda no poder de compra, ou seja, os cidadãos com uma renda familiar menor consumem menos, e (c) uma queda na produtividade das empresas, que passam a produzir menos.
Principais características da recessão Diminuição da renda familiar; Redução da taxa de lucro; Aumento do número de falências e concordatas; Queda dos níveis de investimentos.
A recessão global ocorre quando a economia do planeta encolhe, seja pela expansão desenfreada de crédito, bolhas econômicas, pandemias ou guerras. Embora esse fenômeno possa ter diversas causas, as consequências costumam ser as mesmas: falências, desemprego, queda dos investimentos e redução da qualidade de vida.
Entre as causas apontadas para a crise econômica estão a já mencionada crise política e o fim do ciclo de alta dos preços das commodities no mercado externo, que afetou as exportações brasileiras e diminuiu a entrada de capital estrangeiro no país.
Em economia, recessão é uma fase de contração no ciclo econômico, isto é, de retração geral na atividade econômica por um certo período de tempo, com queda no nível da produção, aumento do desemprego, queda na renda familiar, redução da taxa de lucro, aumento do número de falências e concordatas, aumento da capacidade ...
O declínio da economia é a recessão, a qual está atrelada à queda de produção e dos lucros, aumento do desemprego, crescimento dos índices de falências e concordatas (acordos comerciais feitos por insolventes com credores para evitar falências). ...
A crise atual é uma consequência da pandemia causada pelo Coronavírus, que trás a doença da Covid-19, um vírus que surgiu a partir de uma mutação natural do vírus, por evolução, e que se espalhou pelo mundo devido aos fatores da globalização.