A métrica é medida do verso a qual corresponde ao número de sílabas poéticas. No caso do soneto, os versos são geralmente decassílabos, ou seja, compostos de 10 sílabas poéticas, classificados em: Versos Heroicos: sílabas tônicas nas posições 6 e 10. Versos Sáficos: sílabas tônicas se encontram nas posições 4, 8 e 10.
Resposta: A metrificação é o estudo da medida dos versos, geralmente em poemas. Fazer a contagem das sílabas poéticas ou sílabas dos versos chama-se escansão.
A Metrificação é a forma utilizada na Poética para medição de versos (metro), sendo, portanto, o estudo dessa medida. ... Metro = medida do verso.
É denominada métrica a medida do verso de uma poesia. Ao estudo da medida de cada verso é dado o nome de metrificação, e, à prática das contagem das sílabas poéticas é chamada de escansão, que ocorre de forma auditiva, diferente do sistema praticado na escrita gráfica, onde impera a contagem simples das sílabas.
Há três regras básicas para isso:
No que diz respeito ao seu formato, o soneto é composto de 14 versos divididos em quatro estrofes, sendo dois quartetos e dois tercetos, organizados pela métrica, isto é, número igual de sílabas poéticas. Normalmente os sonetos são compostos por dez sílabas poéticas, denominados versos decassílabos.
A palavra "métrica" tem aqui uma polissemia (múltiplos significados) importante: enquanto o material exposto na obra chama-se "fita métrica", usada para fazer medição de comprimentos, a "métrica" do verso decassílabo é explorada, já que todos os "versos" do poema visual de Paulo Miranda tem exatamente 10cm.
Um poema é constituído por estrofe(s) com versos elaborados em sílabas poéticas. Métrica é a contagem silábica de um verso. Esta contagem permite reunir duas sílabas em uma só como na crase(sinalefa) e contrair duas sílabas numa só sem alteração de letras (sinérese).
O cordel é marcado pela sequência rítmica e dialetos tradicionais da cultura sertaneja. Os versos não se apoiam na regra métrica da quantidade de sílabas. A estrutura se aproxima da métrica de “Oitavas”, com estrofes de oito versos com sete sílabas para cada um. Porém a quantidade de sílabas vária quase sempre.
Existem vários tipos de estrofes, no cordel as mais usadas são: sextilha, setilha e décima. Page 2 2 > O que é Rima? -Identidade de som na terminação de duas ou mais palavras. ... (Essa é a forma adotada nas cantorias e na literatura de cordel por ser uma rima perfeita). >
A Sextilha é uma estrofe com rimas deslocadas, constituída de seis linhas, ou seis versos de sete sílabas. Distribuição das Rimas na Sextilha: X A X A X A - Onde o X é verso branco - sem rima - e o A é verso rimado.
Sextilha, estrofe de seis verso, o cordel também usa esse tipo de estrutura, então pode ser chamado assim. Explicação: ... Na Sextilha, rimam as linhas pares entre si, conservando as demais em versos brancos (sem rima obrigatória).
Palavras que rimam com Sextilha: