Permita, durante as aulas, o uso do gravador, da máquina de escrever braille, de computador com programas sintetizadores de voz e ledores de texto. Promova atividades colaborativas entre os alunos, tais como as que podem ser desenvolvidas em dupla, que possibilitam ao aluno cego ter, em seu colega, um escriba e ledor.
Uma vez que o Sistema Braille permite que as pessoas com deficiência visual possam escrever e ler, essa competência assegura a elas o acesso à informação, por meio da comunicação escrita em todas as partes do mundo.
A importância se dá no fato de o braile e as libras incluirem pessoas com deficiência visual e auditiva,possibilitando as mesmas a lerem e participarem de conversações. A Libras é a língua de sinais brasileira utilizada pelas pessoas surdas, e o Braille é o código que proporciona a leitura para o deficiente visual.
A Cela Braille é composta de seis pontos em relevo. ... As diferentes combinações desses seis pontos permitem a formação de 63 (sessenta e três) símbolos Braille. Como construir uma cela em braille com tampinhas de garrafa.
substantivo masculino Sistema de escrita caracterizado por possuir pontos que, em relevo, dão indicações de leitura para pessoas que não conseguem enxergar; essas pessoas podem ler pelo tato e também escrever com o auxílio desse sistema; braille.
filósofo - aquele que procura o saber e não o possui, ao contrário do sábio…
Os três pontos que formam a coluna ou fila vertical esquerda, l, têm os números 1, 2, 3; aos que compõem a coluna ou fila vertical direita, _, cabem os números 4, 5, 6. Os números dos pontos dos sinais braille escrevem-se consecutivamente, com o sinal de número apenas antes do primeiro ponto de cada cela.
Calma! Vamos explicar. Braille, sempre com a letra “B” em maiúsculo, deve ser utilizada apenas quando se referir ao educador francês Louis Braille e, nos demais casos, escreve-se braile, com o “b” minúsculo, salvo quando for em começo de frases.
Cada célula braille possui 6 pontos de preenchimento, permitindo 63 combinações. Alguns consideram a célula vazia como um símbolo também, totalizando 64 combinações. Assim, podem-se designar combinações de pontos para todas as letras e para a pontuação da maioria dos alfabetos.
Sempre acompanhada da punção, a reglete é um dos primeiros instrumentos criados para a escrita Braille. Ela foi adaptada do próprio criador deste alfabeto usado para que pessoas cegas possam ler e escrever, Louis Braille.
Ao introduzir um instrumento (chamado punção) com uma ponta côncava dentro de cada retângulo vazado da placa superior da reglete, pressiona-se a folha de papel entre as duas placas contra os pontos côncavos dispostos na placa inferior para formar o símbolo braille correspondente às letras, números ou qualquer outro ...
A REGLETE POSITIVA é um instrumento usado para escrita manual do Braille. Com a Reglete Positiva é possível aprender Braille em até 60% menos tempo do que no modelo convencional!
Ele é utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão, e a leitura é feita da esquerda para a direita, ao toque de uma ou duas mãos ao mesmo tempo. O código foi criado pelo francês Louis Braille (1809 - 1852), que perdeu a visão aos 3 anos e criou o sistema aos 16.
O braille é um sistema de escrita e leitura tátil para as pessoas cegas inventado pelo francês Louis Braille, ele mesmo cego aos três anos de idade devido a um acidente que causou a infecção dos dois olhos.
“Como a maioria dos cegos estudam, os livros em aúdio facilita para aqueles que gostam de ler, porém não possuem tempo, pois se não entender de imediato é so voltar a faixa e ouvir até entender.
Como aprender Braille
Traduza textos para Braille facilmente O Braille Translator é bem fácil de usar. Basta escrever num campo de texto e clicar no botão “Translate!” que o programa traduz o conteúdo em uma imagem e em alfabeto Braille.
Como fazer: Na folha de papel desenhe a cela Braille vazia: Depois procure no alfabeto as letras do seu nome. Lembre-se para cada letra é uma cela não esqueça o sinal de letra maiúscula. O cole o feijão ou semente em cada ponto para formar a letra, assim ficará em relevo.
Como ativar o teclado: Para acionar o teclado em braille, o primeiro passo é abrir o aplicativo Configurações do celular. Em seguida, selecione acessibilidade, depois “Leitor de Tela” e na sequência “configurações”. Na próxima página, escolha a opção “Teclado em Braille”. Selecione “Toque” para configurar.
Ele foi desenvolvido pelo francês Louis Braille e a versão mais conhecida data de 1837. No Brasil, o sistema braille foi oficialmente adotado em 1854, junto à criação do Imperial Instituto de Meninos Cegos, atualmente Instituto Benjamin Constant.
O Sistema Braille é um código universal de leitura tátil e de escrita, usado por pessoas cegas, inventado na França por Louis Braille, um jovem cego. Reconhece-se o ano de 1825 como o marco dessa importante conquista para a educação e a integração dos deficientes visuais na sociedade.
Louis Braille
O nome braile deve-se ao autor do sistema, o francês Louis Braille (1809 – 1852), que perdeu a visão aos 3 anos, ao ter o olho perfurado por uma ferramenta na oficina do pai.
Aos 10 anos, ele conseguiu uma bolsa de estudos no Instituto Real dos Jovens Cegos de Paris, a primeira escola para cegos do mundo. ... Nesta ocasião, estiveram reunidos o fundador da primeira escola para cegos e o futuro inventor de um sistema de leitura e escrita para cegos. A criação do Sistema Braille.