Xv = 5/2. Yv = -9/4.
Xv e Yv são os valores correspondentes ao X do vértice e ao Y do vértice em uma parábola. Normalmente, eles são utilizados em exercícios de Matemática onde se pede o ponto mínimo de uma parábola, o ponto máximo de uma parábola, as coordenadas do vértice (Xv, Yv).
Matemática. O ponto de máximo e o ponto de mínimo de uma função do 2º grau são definidos pela concavidade da parábola, se está voltada para baixo ou para cima. Toda expressão na forma y = ax² + bx + c ou f(x) = ax² + bx + c, com a, b e c números reais, sendo a ≠ 0, é denominada função do 2º grau.
O vértice da parábola é considerado um ponto de máximo quando a concavidade da parábola está voltada para baixo, ou seja, quando o valor do coeficiente a é menor que zero (a < 0). Nesse caso, a coordenada yv representa o valor máximo da função, como podemos ver no gráfico acima.
O valor máximo da função ocorre quando o fator cos20x é máximo, isto é, quando cos 20x = 1. Logo, o valor máximo da função será y = 10 + 5.
Se o vértice será ponto de máximo ou de mínimo, basta analisar a concavidade da parábola: Se a < 0, a parábola possui ponto de máximo. Se a > 0, a parábola possui ponto de mínimo. Observe que, quando a função possui duas raízes reais, xv ficará no ponto médio do segmento, cujas extremidades são as raízes da função.
Verificado por especialistas Os valores de mínimo (ou máximo) assumido por cada uma das funções quadráticas são: -450, 4, 12 e 2. Para calcularmos o valor mínimo ou máximo de uma função quadrática, precisamos calcular o y do vértice. O y do vértice é definido por yv = -Δ/4a. Δ = 3600.
O ponto de máximo absoluto é aquele onde a função atinge seu maior valor possível. Da mesma forma, o mínimo absoluto é o ponto onde a função atinge seu mínimo valor possível.
Resposta. Veja: o menor (ou maior) valor que qualquer função do 2º grau poderá assumir é dado pelo "y" do vértice (yv) da parábola da função.
As coordenadas do vértice da parábola podem ser obtidas por meio de fórmulas que envolvem os coeficientes da função do segundo grau relacionados a ela. Uma função do segundo grau é aquela que pode ser escrita na forma f(x) = ax2 + bx + c.
O gráfico que descreve uma função do segundo grau é uma parábola. O vértice de uma parábola possui as coordenadas iguais a: x do vértice → xv = -b/2a. y do vértice → yv = -Δ/4a.
Se a > 0, a concavidade da parábola é voltada para cima. Se a < 0, a concavidade da parábola é voltada para baixo.
o coeficiente a indica a concavidade da parábola. Se a < 0 a concavidade é voltada para baixo e se a > 0 a concavidade é voltada para cima.
Concavidade da parábola Se a função do segundo grau puder ser escrita na forma f(x) = ax2 + bx + c, então ela poderá ser representada por uma parábola que, obrigatoriamente, atenderá a uma das duas condições a seguir: Se a > 0, a concavidade da parábola é voltada para cima.
Significado de Côncavo Enfunado; que apresenta um desnível na superfície. substantivo masculino Concavidade; o que apresenta essa parte mais funda no centro.
Por exemplo, onde o Eixo x é zero, há um ponto no eixo Y, o valor desse ponto é o próprio coeficiente C. Agora o coeficiente B, é assim: Depois que a parábola corta o eixo Y, se a parábola subir o b é positivo, se descer, é negativo.
e) Quando o discriminante de uma função do segundo grau é positivo e ela possui ponto de mínimo, o valor do coeficiente a é positivo.
Em outras palavras, uma função linear positiva garante retornar valores não negativos para qualquer elemento positivo.
Para determinarmos o zero ou a raiz de uma função basta considerarmos f(x) = 0 ou y = 0. Raiz ou zero da função é o instante em que a reta corta o eixo x. A raiz da função é igual a 2. Seja f uma função real definida pela lei de formação f(x) = 2x + 1.
O zero (0) é um número e também um algarismo usado para representar número nulo no sistema de numeração. Desempenha um papel central na matemática como a identidade aditiva dos números inteiros, dos números reais e de muitas outras estruturas algébricas.