O armazenamento pode ser realizado sob congelamento, no qual os alimentos são armazenados à temperatura de, no mínimo, 0 ºC; sob refrigeração, à temperatura de 0 ºC a 10 ºC; à temperatura ambiente, com armazenamento no estoque.
Aprenda a guardar frutas e verduras na sua casa!
Acondicionamento, na sua forma mais abrangente, é um item fundamental para preservação dos produtos em toda a logística de distribuição, principalmente porque normalmente é especificado em conjunto com o desenvolvimento do produto, tornando difícil qualquer adaptação durante o processo, desde o momento da embalagem, ...
Manter as mercadorias na embalagem original Para preservar a qualidade e a integridade dos produtos e armazenar suas mercadorias com maior segurança, é necessário mantê-las na embalagem original, tomando os devidos cuidados no manuseio, para que elas não apresentem problemas.
O local de armazenagem dos alimentos deve ser fresco, ventilado e iluminado. As áreas de armazenagem devem ser mantidas limpas, livres de resíduos e sujeiras para evitar a presença e aninhamento de insetos e roedores.
O armazenamento deve ser feito de tal forma, que não permita que a carga, matéria-prima, embalagem ou produto, receba luz solar direta. As caixas devem ser manuseadas com cuidado, evitando-se arremessá-las, ou arrastá-las. Não sentar nas caixas ou caminhar sobre as mesmas.
O armazenamento de alimentos congelados deve ser feito em temperaturas apropriadas para o produto e com pouquíssimas variações, devendo ser quase que constante, não podendo ser superior às especificações de cada alimento, e a distribuição destes alimentos congelados devem ser processadas por equipamentos adequados e ...
Confira algumas delas neste artigo!
Quando a energia cair, mantenha o congelador fechado para manter os alimentos congelados o maior tempo possível. Qualquer alimento que ainda estiver congelado quando a energia voltar pode permanecer no congelador. Os itens que descongelarem devem ser preparados e consumidos imediatamente.
A Dra. Aline faz uma listinha: "Ovo com casca, maionese, batata, creme de leite, queijos cremosos, macarrão sem molho, cremes engrossados, chantilly, iogurte, pudins em geral e alimentos que já foram congelados." Já alguns alimentos fritos podem passar pelo processo de congelamento.
Como congelar os alimentos?
É preciso esperar o alimento resfriar antes de congelá-lo O ideal é exatamente o oposto: congelar a refeição ou o alimento ainda quente. ... Esperar a sua comida esfriar em cima da pia pode deixá-la mais exposta.
Evite congelar vegetais crus, ovos cozidos, batatas, macarrão sem molho, maionese, preparações com creme de leite e queijos cremosos. Cozinhe os alimentos por menos tempo do que o habitual, porque eles amaciam durante o processo de congelamento. Use também menos sal e temperos, que são realçados após congelados.
Nunca coloque os alimentos ainda quentes no congelador, pois, além de facilitar o armazenamento de água junto ao alimento, isso irá elevar o consumo do aparelho. Mantenha sempre o freezer a -18ºC ou menos.
Tenha o freezer a uma temperatura no mínino -10ºC para poder congelar alimentos cozidos e não perder os seus nutrientes. Use alimentos de qualidade, cozinhe o alimento ainda fresco, não o deixe perdido na geladeira e depois o cozinhe.
Mergulhe os alimentos em uma panela com água fervente por cerca de dois minutos (pode ser necessário mais tempo para alimentos mais rígidos). Depois, retire e leve-os imediatamente para uma tigela com água fria ou passe em água corrente. Seque em seguida, para evitar que acumulem água durante o congelamento.
Congelar alimentos é uma solução prática, mas nem todos os produtos podem ir ao freezer.
As carnes devem ser limpas e as partes não comestíveis, como a gordura excedente, retiradas. Nunca dobre as carnes. Guarde-as em pequenas porções para evitar a formação de cristais de gelo. Prefira congelar filés separados.
As peças de carne, como tender, pernil ou uma carne vermelha assadas podem ser congeladas sem problema nenhum. Os peixes também podem ser congelados, porém, podem perder um pouco do sabor e da textura. Para armazenar, corte tudo em pedaços menores e guarde em potes bem vedados.
Modo de Preparo - Dicas:
2 dias
Também recomendamos colocar a carne em um recipiente fundo ou em cima de um prato, pois elas costumam gotejar um pouco de sangue que pode acabar parando em cima de outros alimentos. Também lembre-se de guardá-la em um pote fechado hermeticamente ou na embalagem original, não deixando-a exposta na geladeira.
3 dias