Dessalgar a carne é o segredo para uma boa feijoada, então se você não conseguir encontrar as carnes já dessalgada, tenha paciência e coloque cada carne em uma tigela separada, cubra com água gelada e vá trocando a água de hora em hora, assim é garantido que o sal todo seja removido.
Segundo o ebook “500 segredos culinários”, uma técnica simples pode ajudar a engrossar o caldo da feijoada. Basta que você adicione uma colher de maisena diluída em um copo de água morna. Em seguida, acrescente ao molho da feijoada para que fique mais grosso.
A estratégia, no caso, é retirar apenas o sal e deixar os demais ingredientes que dão sabor à feijoada. A primeira ideia seria acrescentar mais água, diminuindo a concentração de sal.
O sal é que conserva o bacalhau, então a água gelada é para evitar a contaminação quando ele perder o sal. Após esse período, troque a água (use gelada e com gelo novamente) e volte à geladeira por mais 3 horas, depois disso é só escorrer a água e está pronto para usar.
Método Rápido:
Coloque os pedaços de carne em uma panela bem funda, e para cada 1 kg de carne, coloque 3 colheres (sopa) de sal. Leve a panela ao fogo. Quando a água começar a ferver, repare se a espuma da água está branca. Se estiver, misture bem a água com a ajuda de uma colher por 2 minutos, apague o fogo e espere 1 minuto.
Coloque a manta de carne em um recipiente e espalhe o sal por cima, vire a carne e espalhe o sal do outro lado também. Cubra o recipiente com um pano de prato e deixe descansando por aproximadamente 12 horas. Depois, coloque um varal à sombra, pendure a carne e deixe “curar” mais ou menos 48 horas.