Notícias
Modo de Preparo
R$ 16,99un. Comprando 3 un. R$ 16,69 un.
Pequeno peixe de escamas. Distinguem-se das sardinhas por serem menores e mais esguias. Seu comprimento varia de 9 a 14 centímetros, sendo as fêmeas sempre maiores que os machos.
Modo de preparo Tempere as sardinhas com sal, temperos, alho amassado e o suco dos limões. Deixe de molho nesse tempero por pelo menos 5 minutos. Depois passe na farinha ou no fubá e frite no óleo quente. Escorra no papel-toalha e sirva com rodelas de limão.
Acrescente as sardinhas fechadas. Coloque mais uma camada de tomate, pimentão, cebola e alho. Por último despeje por cima o azeite e o vinagre. Deixe cozinhar por 40 minutos sem mexer (os espinhos irão ficar moles, igual a sardinha em lata).
Com muita delicadeza, enfie 2 dedos e vá retirando a espinha principal. Abrace a espinha com os dedos (como se fosse uma pinça) e puxe com cuidado no sentido do rabo para a cabeça. Você vai ver como ela solta com facilidade e as espinhas saem completamente na sua mão.
Em um recipiente, coloque os pedaços de carne/peixe e cubra com água fria. Deixe em geladeira por no mínimo 12 horas (o ideal são 24 horas), trocando a água de 4 em 4 horas. Lavar a carne em água corrente para tirar o excesso de sal e corte em cubos.
É a dessalga a jato: coloque 500 g de carne ou peixe na panela e cubra com água fria. Junte 2 colheres (sopa) de sal para cada 500 g de carne ou peixe. Leve ao fogo alto e fique de olho! Quando começar a formar bolhas na água e subir uma espuma branca, desligue.
Corte o bacalhau em pedaços pequenos/médios e coloque-os em uma panela com água, de maneira que a água cubra todos os pedaços. Use sal para tirar o sal! Nesse momento você vai misturar de 3 a 4 colheres cheias de sal: isso mesmo, você vai colocar ainda mais sal!
Para isso, coloque o bacalhau, seja ele em postas ou desfiado, dentro de uma vasilha embaixo de um fio de água corrente por 10 minutos. O processo de dessalgue deve continuar dentro da geladeira, mas não se preocupe, o peixe não exala cheiro quando está imerso em água gelada e ainda fica macio e consistente.
Mergulhar em bastante água fria, com algumas pedrinhas de gelo e dentro da geladeira. Deve ser usada água na proporção de 2/3 de água para 1/3 de Bacalhau. Durante todo o período de dessalga, é preciso manter o bacalhau na geladeira, para ficar bem conservado.
Ele ensina que o correto é deixar o peixe, no mínimo, 36 horas na água com gelo, trocando pelo menos três vezes o líquido. Outro modo de dessalgar o bacalhau é deixá-lo em água em um recipiente tampado dentro da geladeira e substituindo a água por três vezes.
O leite é conhecido pela sua eficácia para dessalgar o bacalhau rapidamente. A maneira mais simples de tirar o sal do bacalhau rápido com leite é deixar as postas de molho no leite frio por 2 a 3 a horas antes do preparo.
Há quem tenha dúvidas de como dessalgar o bacalhau mais rapidamente, por isso eu tenho uma dica mega simples para acabar com o problema. Todas as vezes que você for trocar a água de molho do bacalhau, acrescente duas colheres de sopa de Vinagre Minhoto.
Não é errado dessalgar o bacalhau no leite, mas o melhor é usar água mesmo. Se não for devidamente hidratado, sua carne pode ter a textura prejudicada, ficando dura e borrachuda.
O importante é deixar o bacalhau em água gelada e o tempo todo na geladeira. Em hipótese alguma usar água em temperatura ambiente. A troca brusca pode estragar o seu produto.
A água deve apenas cobrir a posta e manter uma fervura muito rápida, durante 10 minutos. Se a água ferver muito, as fibras de bacalhau podem ficar secas, rijas e escuras. Depois, deve-se retirar o bacalhau da chama e deixá-lo repousar cerca de 20 minutos. Por fim o bacalhau deve ser escorrido.
COMO SABER SE O BACALHAU ESTÁ DESSALGADO? Para isso, você pode experimentar uma lasca da parte mais grossa para ver se está dessalgado. NÃO DESSALGUE DEMAIS: Cuidado, para não dessalgar demais, é mais fácil continuar retirando o sal (aumentando o tempo de molho) do que dar vida a um peixe sem gosto.
O bacalhau não deve ser fervido, a não ser que a receita ou o preparo exijam. A fervura prejudica o paladar e resseca o pescado.
O bacalhau salgado e seco não deve ser congelado (só depois de dessalgado), nem mantido a temperaturas altas, que lhe conferem uma cor avermelhada e alteram o seu sabor original.