Temos, então, que a densidade relativa é um número puro, sem unidades, o que significa que essa grandeza não depende da temperatura e da pressão dos gases, desde que ambos estejam nas mesmas condições. A fórmula para calcular a densidade de qualquer substância é dada por: d = m/v.
2) Altitude Quanto maior a altitude, mais frio será e quanto menor a altitude, mais quente. Isto ocorre, entre outros motivos, porque os raios solares chegam com certo comprimento de onda e ao refletirem de volta para o espaço mudam este comprimento.
Resposta. Assim, quanto maior é a temperatura, menor é a pressão; e quanto maior é a pressão, menor é a temperatura. Isso ocorre porque, sob baixas temperaturas, o ar fica mais pesado e comprime o ar que está por baixo, elevando, assim, a pressão atmosférica.
Geralmente, os lugares altos são mais frios e os mais baixos são mais quentes por causa da pressão atmosférica. ... Por essa razão, a força da pressão atmosférica (o “peso do ar” sobre a superfície) contribui para que as temperaturas aumentem, pois as moléculas estão mais juntas e, assim, armazenam calor.
A principal razão para a diminuição da temperatura em lugares mais altos é a maior distância da superfície da Terra, aquecida pelo sol. Isso acontece porque o ar, sendo mau condutor de calor, praticamente não é aquecido pelos raios solares. Quanto mais longe se estiver do nível do mar, mais baixa será a temperatura.
As regiões mais altas são mais frias porque elas apresentam menos moléculas de ar, que são puxadas para baixo pela força da gravidade. Vale ressaltar, porém, que a regra da altitude que torna o clima mais frio só é válida na parte inferior da atmosfera, chamada de troposfera.
O topo das montanhas altas é gelado porque o ar vai esfriando à medida que sobe. ... Por isso, ao chegarmos ao topo da montanha encontramos a atmosfera gelada. Além do mais, como o ar não absorve bem os raios solares, o principal aquecedor da atmosfera é a própria superfície da Terra.
Como o ar é um mau condutor de calor, a temperatura vai caindo conforme nos afastamos do nível do mar – em média, fica 6,4 ºC mais frio a cada mil metros de subida. Essa regra vale independentemente de os lugares altos estarem mais próximos do Sol.
No planalto pois é mais alto que a planície. E quando mais elevado maior a temperatura. vai se explicar pelo fato do sr ser mais rarefeito e outros fatores.
À medida que o ar sobe, o tamanho dessa coluna diminui e, consequentemente, o seu peso cai, fazendo com que o ar quente se expanda. Toda vez que um gás se espalha, ele libera calor, ou seja, se resfria. Com o ar não é diferente. Por isso, ao chegarmos ao topo da montanha encontramos a atmosfera gelada.
O que acontecerá à temperatura do ar de um vale quando o ar frio que sopra no topo das montanhas começar a descer para o interior do vale? * ... O ar é comprimido adiabaticamente e a temperatura do vale aumenta. O ar é comprimido adiabaticamente e a temperatura do vale diminui.
O ar quente sendo menos denso sobe, em contra partida, o ar frio (mais denso) desce, formando as correntes de convecção. Por esse motivo é que o ar condicionado é colocado na parte superior do ambiente. O mesmo acontece na geladeira, propiciando, assim, o refrigeramento dos alimentos que se encontra em seu interior.
À medida que nos elevamos acima do nível do mar, o peso da atmosfera vai diminuindo. Com a altitude o ar vai se tornando cada vez mais rarefeito, escasso. Assim, a pressão atmosférica é menor nas altas montanhas do que nas planícies. Portanto, quanto maior for a altitude, menor será a pressão atmosférica.
Qualquer variação na pressão externa é transmitida integralmente a todo nosso corpo e é exercida também de dentro para fora, como garante o princípio de Pascal – e, por isso, não sentimos o efeito da pressão atmosférica. ... Ela será esmagada pela pressão atmosférica.
Altitude: Diminui a temperatura e diminui a pressão atmosférica à medida que é maior. Maritimidade: Deixa as temperaturas mais amenas e aumenta a umidade nas áreas litorâneas.