EQST

Como Contabilizar A Compra De Insumos?

Como contabilizar a compra de insumos?

O ICMS destacado na aquisição de insumos deve ser excluído do custo de aquisição, contabilizando-se o valor correspondente em conta própria do ativo circulante. Esse procedimento faz com que o insumo adquirido ingresse no estoque da indústria pelo seu valor líquido, ou seja, sem o ICMS incluso no valor da Nota Fiscal.

Como contabilizar material de embalagem?

Contabilmente, as embalagens podem fazer parte do custo de produção ou das despesas de vendas. Os lançamentos são simples. Não há dificuldade na contabilização delas. Por isso, basta uma análise da natureza da embalagem, isto é, do destino que ela terá para classificar com custo ou como despesas.

Como contabilizar entrada de vasilhame?

Entradas com o CFOP 2.

Quais são os custos diretos e indiretos?

Os custos diretos tem a propriedade de ser perfeitamente mensuráveis de maneira objetiva. Os custos são qualificados aos portadores finais (produtos), individualmente considerados. ... Indireto é o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência.

Quais os custos indiretos de fabricação?

Os custos incorridos na empresa e que não foram apropriados diretamente aos produtos, ou seja, não estão diretamente ligados ao processo produtivo, são identificados como CIF (Custos Indiretos de Fabricação).

Qual o objetivo do rateio dos custos indiretos?

O objetivo do rateio de custos indiretos é gerar informações úteis à administração das empresas.

Qual a importância da escolha do critério de rateio dos custos indiretos no custeio por absorção?

No modelo de custeio por absorção, escolhe-se um critério que será utilizado para rateio dos custos indiretos. O critério mais comum utilizado é o tempo de produção. Porém, outros critérios também podem ser utilizados como quantidade de matéria prima utilizada.

Como calcular o método de custeio por absorção?

Utilizando o método do custeio por absorção, seu custo unitário fica assim:

  1. Matéria-prima por unidade = R$ 10.
  2. Rateio do custo fixo = R$ 100.