Na hora de escrever a resenha
As referências devem ser indicadas pela chamada AUTOR-Data ao longo do texto, colocando a descrição no final da resenha. No final, citar: nomes dos autores (pode ser abreviado, no máximo dois nomes e caso tenha mais nomes usar o et. al.); nome da revista, do livro ou outro; data (mês e ano da publicação).
O título atribuído à resenha deve estar centralizado, em negrito, tamanho 12, com letras maiúsculas e não deve ultrapassar duas linhas; no caso de subtítulo, observar letras maiúsculas e minúsculas. ... Em sua extensão, a resenha completa não deve exceder 3 (três) páginas, podendo conter no mínimo 1 (uma) página.
Como todo trabalho acadêmico, a resenha deve seguir as normas de formatação da ABNT. Deve ser um texto objetivo. Então, a recomendação é que seu conteúdo seja de 06 a 10 parágrafos, o que totaliza algo em torno de duas laudas.
O próprio nome já indica que ela é um pequeno resumo, um apanhado geral das ideias essenciais e sem aprofundamento. Portanto, ela nunca pode ser maior que o texto original. Assim, a síntese é um texto com poucas palavras, no qual é dispensado tudo o que for secundário.
A resenha é uma abordagem que se propõe a construção de relações entre as propriedades de um objeto analisado, descrevendo-o e enumerando aspectos considerados relevantes sobre ele. ... Uma resenha pode ser "descritiva" e/ou "crítica". Resenha é um texto que serve para apresentar outro (texto-base), desconhecido do leitor.
resenha é um texto de análise, crítica, comparações e opinião; resumo é um texto descritivo e imparcial, ou seja, não faz julgamentos ou avaliações e não vai além do que foi apresentado na obra.