Escolha um local na parte interna do aquário, abaixo do nível da água, ou seja, o termômetro precisa ficar totalmente submerso e fixe a ventosa com o termômetro no vidro do aquário.
Como usar termômetro de tira no aquário Antes de fixá-lo no aquário, limpe o vidro na parte onde será fixado o termômetro. Retire o papel que cobre a cola na parte de trás do termômetro e fixe no vidro do aquário. Acompanhe a temperatura pelo número que se destacará com o cristal líquido presente no termômetro.
Os dois principais equipamentos para manter a temperatura do aquário estável são o termômetro e o termostato. O primeiro indica qual é a temperatura no momento da verificação. Já o segundo pode estar acoplado a um aquecedor ou chiller, aquecendo ou esfriando a temperatura da água de acordo com a necessidade.
Basicamente, o sensor temperatura PT100 funciona por meio da variação no valor da resistência elétrica de um condutor de metal, em função da temperatura.
Sensores Pt-100 - ou Termoresistências - são sensores de temperatura que contêm um resistor que altera o valor da resistência conforme sua temperatura se altera. ... A maioria dos elementos Pt-100 consiste de uma extensão de um fino fio espiralado envolto em um núcleo de cerâmica ou vidro.
Os metais mais usados são os fios de platina, Pt100, e o de níquel, Ni120, assim chamados por apresentarem resistência de 100 e 120 ohms, respectivamente, à temperatura de zero grau Celsius. O Pt100 opera na faixa de – 200 a 850°C, enquanto o Ni120, - 50 a 270°C.
O sensor pt100 consiste em um tipo de termoresistência que serve para fazer a medição de temperatura pela correlação da sua resistência elétrica com a temperatura. O sensor pt100 normalmente é feito a partir de uma espiral de fio fino montada num suporte cerâmico ou de vidro.
Pt100 com ligação a 3 fios O requisito básico para isso, é que a resistência de todos os condutores sejam iguais. O comprimento máximo dos condutores neste tipo de ligação depende da seção dos condutores e das opções de compensação do instrumento eletrônico que recebe este sinal.
– De acordo com a temperatura ele gera milivolts. PT-100: – De acordo com a temperatura a resistência se altera.
Para determinar se o sensor é um termistor ou RTD, bem como o tipo, você deve medir a resistência entre os dois fios de cores diferentes:
Para testar nosso sensor termopar basta ligarmos em um multímetro ou voltímetro usando a escala adequada para tensão e variar a temperatura usando uma fonte de calor, ou ate mesmo uma pedra de gelo para assim termos alterações no voltímetro.
Termopar Tipo “J” Identificação da polaridade: O positivo (ferro) é magnético e negativo cobre-níquel não. Podem ser utilizados em atmosferas e vácuo,inertes, oxidantes ou redutoras. Baixo custo relativo sendo, por este motivos, um dos mais utilizados industrialmente.
Já a calibração de termoresistência pt100 pelo Método da Comparação consiste na realização de banhos de líquido agitados, dentro de uma variação de aproximadamente -100 ºC a 300°C e com uma ótima estabilidade e homogeneidade. A leitura dos sinais tem que ser feita através de uma ponte resistiva de precisão.
Para a calibração de termopares é necessário um termômetro padrão com certificado rastreado pelo INMETRO, e um banho adequado onde o termopar a ser calibrado e o termômetro serão imersos.
1 – Prepare um copo com gelo picado e preencha com água gelada; 2 – Mexa e insira a haste do termômetro até o meio do copo, sem tocar as paredes ou fundo, deixando por pelo menos 15 segundos. A temperatura deve estabilizar em 0°C, atestando assim que o termômetro está calibrado.
Calibre o sensor O valor do parâmetro de calibração é somado à leitura do sensor. Assim, para calibrar o aparelho basta configurar o parâmetro de calibração para -0,5°C. Nos controladores de temperatura Ageon o parâmetro de calibração é o “r4” e permite a variação de até 20°C para mais ou para menos.
Ao calibrar termohigrômetro digital, o processo pode ser feito nas seguintes faixas de medição:
COMO USAR: - Aperte o botão SET para escolher entre medição em celsius (°C) ou fahrenheit (°F); - Posicione a mira no meio da testa da pessoa ou superfície, a uma distância de 3 a 5cm. Cerifique-se de que não haja cabelo, suor, chapéu, ou qualquer obstáculo na frente.