Para colocar basta:
Como usar o coletor menstrual - um guia completo em 12 passos
Para ter a certeza que o coletor menstrual pegou vácuo e está bem encaixadinho você pode fazer um pequeno teste. Puxe o copinho para baixo e verifique se ele apresentou algum tipo de resistência ao sair, caso a resposta seja sim, é sinal que o vácuo foi formado e o coletor está aberto corretamente.
Em relação à prática esportiva e a dormir com o coletor, não se preocupe: não tem problema nenhum. Naturalmente, existe o risco de alergia ao material. E ainda, se o coletor for maior do que o ideal para a mulher, existe também a possibilidade dele empurrar a uretra e aumentar o risco de infecção urinária.
Devo esvaziar o coletor com qual intervalo de tempo? Isso depende do fluxo menstrual de cada mulher. Se for intenso, a cada 6 horas. Mas pode chegar até 12 horas direto, com fluxo normal.
Ao contrário dos absorventes externos ou internos, o coletor não é descartável – seguindo as instruções de uso, pode durar até 10 anos. O estudo analisou também eventuais riscos do acessório à saúde feminina, e a conclusão é que ele não aumenta a probabilidade de infecções.
Não dá para sentir o coletor dentro de você Se posicionado de forma correta, você não vai sentir MESMO a presença do coletor menstrual. Agora, assim como o absorvente interno, se ele for colocado de forma errada, pode acabar até machucando.
De acordo com o especialista, absorventes usados por muito tempo podem servir de porta de entrada para agentes infecciosos causadores de doenças graves, como é o caso da SCT.
Sua única restrição de uso vale para quem ainda não teve relações sexuais, pois o hímen pode se romper na hora de introduzir ou retirar o copinho, e para as puérperas (mulheres que tiveram filhos há menos de 40 dias). “Não existe um tipo de absorvente que seja universalmente melhor para todas as mulheres.
O coletor menstrual é seguro e oferece baixo risco. O principal risco está relacionado a infecções por falta de higiene. Mas se ele for usado de forma adequada, sendo retirado no tempo correto, higienizado e armazenado conforme as orientações do fabricante, não há com que se preocupar.
Como o coletor menstrual Inciclo fica em posição mais baixa que um absorvente interno, facilita a remoção sem bagunça. Produzido 100% em silicone, não interfere na umidade natural da vagina e é hipoalergênico. O Inciclo não contém substâncias químicas, ao contrário dos absorventes externos e internos.
Posso perder o coletor lá dentro? A vagina não é a bolsa da hermione, ela tem um fim, e é o colo do útero! Portanto, não há como o coletor “se perder” lá dentro ou “sumir”. O que pode acontecer é o colo do seu útero ser alto e difícil de alcançar, mas o coletor sempre vai estar ali e vai ser retirável.
"Não é preciso retirar o coletor menstrual para fazer xixi ou cocô." Verdade! O canal vaginal é totalmente separado dos canais pelos quais saem a urina ou as fezes, então você pode ir ao banheiro sem preocupação. Mas depois de defecar é possível que você tenha que checar para ver se seu coletor não saiu do lugar.
O uso deve ser avaliado pelo ginecologista nos casos de mulheres que não tiveram relação sexual ou acabaram de ter filhos. “Apesar do coletor ficar na entrada da vagina, ele poderá machucar o hímen e rompê-lo”, afirma Milena.
Leona Chalmers