Os acordes que possuem duas notas iguais são os chamados de acordes relativos. Note que a tônica nunca poderá ser igual, pois isso faria com que o acorde se mantivesse o mesmo, pois é a tônica que dá o nome da tríade.
Em música, a tonalidade relativa menor de uma particular tonalidade maior (ou o relativo maior de uma tonalidade menor) é a tonalidade que tem a mesma armadura de clave, mas uma tónica diferente, como oposta menor ou maior, respectivamente.
Como é formada a escala relativa menor? A escala relativa menor é formada a partir do sexto grau de uma escala. A sexta nota ou sexto grau da escala de D maior é o B. Então, segundo a regra, como o sexto grau de uma escala é sempre menor, essa nota será um Bm.
Vale lembrar que a Armadura de Clave, sempre informará a Tonalidade Maior, para saber o seu relativo menor, ou seja, o Tom menor que tem os mesmos acidentes, você deve contar a partir da Tonica até o seu VI° (sexto grau). No caso do Lá Maior, seu relativo, ou seja, seu sexto grau é o Fá# sustenido menor.
A luminosidade ou brilho corresponde a um valor: um tom pertencente a uma escala acromática entre o branco (luminosidade máxima) e o preto (luminosidade mínima) ao qual a cor corresponde ao se considerar apenas o brilho desconsiderando o matiz. É o tom que a cor assumiria numa versão em preto-e-branco.
Valor tonal, luminosidade ou brilho Entendido de outra maneira, tem a ver com a quantidade de preto ou branco numa determinada cor. As cores mais claras têm um alto valor tonal e reflectem mais luz, enquanto que uma cor de baixo valor é mais escura e absorvem mais luz.
As três dimensões da cor (tom, saturação e luminosidade) Tom ou matiz (hue) é a dimensão da cor que nos permite diferenciar um vermelho de um verde ou de um azul e classificar um amarelo em amarelo esverdeado ou amarelo alaranjado.
As cores têm três propriedades: Tom ou matiz: É o nome da cor. Intensidade: É a característica de pureza ou de mistura de uma cor. Valor: É a característica de claridade ou escuridão de uma cor, ou a quantidade de preto ou de branco que uma cor tem.
Se aparecer um segundo número após o ponto, significa que há mais uma cor na mistura. Como exemplo, temos o 7.
Na composição monocromática o tom agudo é obtido por meio da mistura da cor preta ou branca para aumentar ou reduzir intensidades de um mesmo tom de cor. Explicação: A monocromia é reconhecida como a técnica artística que usa apenas uma cor em suas obras de arte.
No conceito da “Temperatura das Cores” ficou estabelecido que: as “cores quentes” são aquelas associadas ao fogo: amarelo, laranja e vermelho; as “cores frias” estão associadas à água e ao frio: azul, verde e violeta.