Sendo assim, o cálculo deste período de contribuição insalubre junto ao período de contribuição normal fica da seguinte forma: 9 anos (período de atividade insalubre) x 1,75 (índice ligado aos benefícios envolvidos) = 15,75.
Para não perder o direito de se aposentar mais cedo, a Lei prevê o direito à Conversão do Tempo de Insalubridade ou Periculosidade. Popularmente, se diz que o homem a cada 5 anos com insalubridade ganha mais 2 anos e a mulher a cada 5 anos com insalubridade ganha mais 1 ano.
25 anos
Documentos necessários para a aposentadoria especial
Depois de conferidas as regras, o cálculo do benefício será feito. A aposentadoria especial será de 60% da média simples de todos os salários do trabalhador mais 2% por ano que ultrapassar o 20º ano de contribuição (no caso da aposentadoria especial por grau mínimo).
Ao todo, existem três formas de consultar esse número, além da carta de concessão: pelo CPF nos canais digitais, no autoatendimento do INSS e pela central 135. Por meio da central de atendimento, o segurado deve ligar para o número 135 e informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Só é preciso acessar o portal Meu INSS, clicar em “Agendamentos / Requerimentos” e informar o nome completo, CPF, data de nascimento e completar o “captcha”. Então, clique na lupa para ter acesso aos detalhes do requerimento. Ali estarão todas as informações sobre o seu pedido de aposentadoria.
1º Passo: Você precisa entrar no site do Meu INSS através deste link. 2º Passo: Faça o login no site do Meu INSS para ficar mais fácil de consultar a situação do seu benefício....Aparecerão as seguintes informações:
Para visualizar as peças do processo, é preciso entrar em andamentos processuais através da Consulta Judicial e clicar em processo eletrônico para fazer o login e acessar as páginas. A consulta pode ser feita pelo número do processo, CPF ou nome. O segurado pode acessar a página da Justiça Federal em www.jfrj.jus.br.
Posso ver o andamento do meu processo por telefone? O telefone da consulta de processos que tramitam no sistema APOLO é (21) 2282-7700. Basta informar o número do processo que o andamento será informado.
Para entrar na justiça federal, você pode procurar um advogado ou defensor público federal. Ou ainda você pode procurar a vara do juizado especial federal mais próxima de sua residência, sem ser representada por advogado que eles fazem sua ação sem advogado mesmo.
Mas na prática, não é bem assim. De acordo com advogados ouvidos pelo R7, o INSS ultrapassa e muito o prazo. Na média, um processo leva de 4 a 6 meses para ser concluído. ... Para entrar com uma ação na Justiça, o beneficiário precisa contratar um advogado.
O segurado pode ajuizar ação contra a instituição previdenciária perante o Juízo Federal do seu domicílio ou nas Varas Federais da capital do Estado-membro.