Os vestígios materiais são os resquícios deixados por civilizações antigas e servem de fonte histórica.
Os resquícios do tempo, também conhecidos como resquícios da linha de tempo, ou duplicadas temporais, são um fenômeno que ocorre como resultado das habilidades de viagem temporária dos mestres meta-humanos. ...
substantivo feminino Ato ou efeito de transpor, de transferir de um local para outro: transposição do rio São Francisco.
É um deslocamento de parte das águas do rio por meio de canais de concreto para o desvio das águas do rio.
Que ou quem é natural de aldeia ou nela reside habitualmente.
villager s Os aldeões eram amigáveis, não hostis. The villagers were friendly, not hostile.
AdjetivoEditar
Ajudanta
Os impactos ambientais causados pela transposição de rios são enormes, destacando-se o desmatamento, a desertificação e a perda da biodiversidade. ... Essa destruição da fauna e flora resultante do desmatamento causa um enorme impacto ambiental, podendo acelerar o processo de extinção de muitas espécies.
Com o objetivo de sanar a deficiência hídrica na região do semiárido, foi planejada a transferência de água do Rio São Francisco para abastecimento de açudes e rios menores na região nordeste, garantindo dessa forma, a segurança hídrica para mais de 390 municípios no Nordeste Setentrional, regiões onde a estiagem ...
A transposição do rio São Francisco é um projeto de deslocamento de parte das águas do rio São Francisco, no Brasil, nomeado pelo governo brasileiro como "Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional"....
A transposição é a maior obra hídrica já realizada no país. Soma 477 quilômetros de extensão com 13 aquedutos, nove estações de bombeamento, 28 reservatórios, nove subestações de energia, 270 quilômetros de linhas de transmissão em alta tensão e quatro túneis.
A obra da transposição do Rio São Francisco está perto da conclusão após 12 anos de trabalho e 7 de atraso. O investimento estimado é de R$ 12 bilhões, segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O megaprojeto destina, desde o início, R$ 1 bilhão para mitigar impactos ambientais.
O projeto de transposição do São Francisco surgiu com o argumento sanar essa deficiência hídrica na região do Semi-Árido através da transferência de água do rio para abastecimento de açudes e rios menores na região nordeste, diminuindo a seca no período de estiagem. ...
Quando todas a estruturas e os sistemas complementares estiverem em operação, cerca de 12 milhões de pessoas em 390 municípios de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte serão beneficiadas.
As obras têm como objetivo levar as águas do "Velho Chico" para o sertão nordestino e atenuar os efeitos da seca. O eixo leste da transposição do Rio São Francisco foi inaugurado no início de março, levando as águas do “Velho Chico” para o agreste de Pernambuco e para a Paraíba.
1- A transposição vai acabar com a seca e com a miséria da população da Região Setentrional do Nordeste do Brasil? Não, porque a água por si só nada garante. O fato é que já existe excedente hídrico na Região Setentrional acumulado nas grandes barragens.
A qualidade dos estudos técnicos que embasam as obras, os debates realizados com a sociedade e o benefício a 12 milhões de nordestinos foram os principais argumentos apresentados por aqueles que defenderam a transposição.
Os argumentos contra são que essa transposição do rio irá fazer com que várias áreas ambientais sejam prejudicadas, seja pelo desmatamento que será necessário, seja pela possibilidade de diminuir o volume das águas desse rio.
A transposição do Rio São Francisco trará muitos benefícios para a população nordestina. Haverá melhoras na qualidade da água assim diminuindo o êxodo rural e migração. Também a redução de doenças, pois com a água as pessoas terão melhores condições de higiéne e melhores condições para a criação de gado e agricultura.
Resposta:ARGUMENTOS FAVORÁVEIS: distribuição de água em uma região semiárida, utilização da água para irrigação, geração de empregos devido a obra e novas áreas agricultáveis, diminuição de êxodo rural.
O curso do Rio São Francisco percorre os estados de Minas Gerais, Goiás e o Distrito Federal, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas (onde se localiza seu desaguadouro).
Os impactos negativos, sobre os quais não há nenhuma referência na mensagem de Lula, vão do aumento da população de piranhas e pirampebas, peixes que podem prejudicar a pesca pelos desvios do São Francisco, até a redução da energia elétrica gerada no rio. Esse último impacto é uma das principais críticas à obra.
Projeto São Francisco Quando todas as estruturas e sistemas complementares nos estados estiverem em operação, cerca de 12 milhões de pessoas serão beneficiadas em 390 municípios de Pernambuco, da Paraíba, do Ceará e do Rio Grande do Norte.