Tem que ser tem de ser? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Ter de – expressa uma ideia de obrigação, de necessidade, de dever. Ter que – expressa uma ideia de “algo para”, “coisas para”.
Tem que ser ou tem de ser gramática?
Ter de – expressa uma idéia de obrigatoriedade, de necessidade, de dever. Ter que – expressa uma idéia de “algo para”, “coisas para”. Importante: Para evitar a repetição de “quês” na redação, analise o que pode ser trocado por “de” ou pelo (a) qual, a (o) qual.
Teve de ser ou teve que ser?
As locuções ter que e ter de estão corretas e são sinônimas. Indicam o ato de ter obrigação ou necessidade de fazer alguma coisa. Diversos dicionários atestam que essas duas expressões são equivalentes. Os falantes podem, assim, utilizar as duas locuções porque ambas são muito usadas e socialmente aceitas.
Tem de colocar ou tem que colocar?
Ter de – expressa uma idéia de obrigatoriedade, de necessidade, de dever. Ter que – expressa uma idéia de “algo para”, “coisas para”.
Que ser ou de ser?
Então, todas as vezes que houver a necessidade de retomar um antecedente, use “que” e não “de”. Logo, em frases que não há necessidade de retomar algo, ou seja, não há um antecedente, use “de”. Exemplos: Tenho de pagar meu amigo.
Teve de dar ou teve que dar?
Ter de – expressa uma idéia de obrigatoriedade, de necessidade, de dever. Ter que – expressa uma idéia de “algo para”, “coisas para”.