Dentro das aspas De acordo com Celso Cunha e Lindley Cintra, quando as aspas abrangem todo o período, sentença, frase ou expressão, o ponto deve ficar dentro delas.
As aspas (“ ”) representam um recurso gráfico empregado aos pares na produção de textos sendo que uma serve para abrir e outra para fechar o discurso. Trata-se, portanto, de um sinal de pontuação utilizado na produção textual para enfatizar palavras ou expressões, além de indicar citações de algum texto.
Caso se coloque informações entre parênteses após a citação, o ponto deve ser colocado no final de tudo. Ex: “A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena” (Madruga, 1980, f. 14). Caso a citação termine com uma interrogação ou exclamação, por exemplo, tal pontuação fica dentro das aspas.
As instruções oficiais rezam que se coloca o sinal de pontuação depois das aspas quando estas “encerram apenas uma parte da proposição”, mas que o ponto vem antes das aspas quando elas “abrangem todo o período, sentença, frase ou expressão”, ou seja, quando a citação é integral.
Clique na guia Formatação Automática ao Digitar e, em Substituir ao Digitar, marque ou desmarque a caixa de seleção "Aspas normais" por "aspas inglesas". Clique na guia Formatação Automática ao Digitar e, em Substituir, marque ou desmarque a caixa de seleção "Aspas normais" por "aspas inglesas".
Adicione aspas duplas com um espaço entre elas " ". Por exemplo: =CONCATENAR("Olá", " ", "Mundo!").
Para colocar as aspas em uma cadeia de caracteres no código No Visual C# e Visual C++, insira a sequência de escape \ "como uma aspa incorporada. Por exemplo, para criar a cadeia de caracteres anterior, use o código a seguir. For example, to create the preceding string, use the following code.
Entre em opções “Ctrl + J” localize o menu Texto > Correção rápida e e escolha o tipo de aspas que você deseja utilizar conforme mostra a figura abaixo.
O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação.