A base da abordagem construtivista consiste em considerar que há uma construção do conhecimento e que, para que isso aconteça, a educação deverá criar métodos que estimulem essa construção, ou seja, ensinar “aprender a aprender”.
Foi encontrado na literatura as seguintes abordagens pedagógicas: Abordagem Psicomotora; Abordagem Interacionista-Construtivista, Abordagem Desenvolvimentista; Abordagem Crítico-Superadora; abordagem Crítico- Emancipatória; Abordagem Educação Física Plural e Abordagem Educação Física para Promoção da Saúde.
Em contrapartida, a abordagem crítico-superadora trata das várias manifestações corporais humanas como construções históricas da humanidade e não como conteúdos tradicionais. ... (1992) defendemos que é fundamental para abordagem crítico-superadora o desenvolvimento da noção de historicidade da cultura corporal.
O objetivo da abordagem Crítico Superadora na Educação Física escolar é permitir que os alunos assimilem de forma crítica sua Cultura Corpora, a partir de um resgate do histórico do tema, contextualizando e contestando sua realidade, relacionando-os com temas atuais, contestando também o senso comum, com o objetivo ...
Na abordagem sistêmica, as organizações são vistas como sistemas socio-técnicos estruturados. Essa abordagem apresenta vários aspectos de interesse. ... São sistema dinâmicos, em constante adaptação e mudança, buscando o equilíbrio, a homeostase.
De maneira simples e clara, ter um visão sistêmica nada mais é que ter a capacidade de ver o cenário completo, analisando todos os agentes e situações que o compõe.
A importância da abordagem sistêmica para as organizações se deve ao fato de que ela permite a integração de setores dentro de uma organização, visando seu funcionamento no que tange também aos fluxos e interfaces das atividades desenvolvidas.
Na estrutura sistêmica, as relações entre as partes são estudadas e definidas da maneira mais clara e formal, assegurando vínculos c dispositivos de ligação definidos, de modo também a assegurar o fluxo contínuo das operações.
Vantagens: Uma das principais vantagens da teoria sistémica foi pôr em evidencia as relações da organização com o seu meio ambiente: Este aspecto nunca foi considerado relevante pela Abordagem Clássica, que via as organizações como sistemas fechados formados por componentes independentes com funções específicas.
Enfim, a Teoria dos Sistemas possibilita importantes reflexões sobre a performance de uma organização, possibilitando a análise de todo o processo para que as perdas e desperdícios sejam minimizados e a produtividade e lucratividade sejam melhoradas.
Teoria dos sistemas começou a ser aplicada na Administração principalmente em função da necessidade de uma síntese e uma maior integração das teorias anteriores (científicas e relações humanas, estruturalista e comportamental oriundas das ciências sociais) e da intensificação do uso da cibernética e da tecnologia da ...
Introdução: A Teoria geral de sistemas tem como objetivo analisar a natureza dos sistemas e a interrelação entre suas partes, assim como a interrelação entre eles em diferentes espaços, e ainda, as suas leis fundamentais. ... Ela ainda análisa as leis fundamentais dos sistemas.
Sistema de gestão integrada Esse recurso consegue oferecer ao gestor uma visão 360º da empresa, pois, por meio dele, é possível obter informações integradas dos processos. Isso influencia diretamente no controle das áreas e, consequentemente, nas decisões.
O pensamento sistêmico é uma nova forma de abordagem que compreende o desenvolvimento humano sobre a perspectiva da complexidade, para percebê-lo, a abordagem sistêmica lança seu olhar não somente para o indivíduo isoladamente, considera também seu contexto e as relações aí estabelecidas.
O primeiro dos critérios fundamentais do Pensamento Sistêmico se refere à mudança das partes para o todo, a partir do entendimento de que as propriedades essenciais são do todo de forma que nenhuma das partes as possui, pois estas surgem justamente das relações de organização entre as partes para formar o todo.
O pensamento crítico ajuda a organizar os pensamentos, manter o foco em objetivos e construir uma disciplina pelo resto da vida. Isso acontece porque o primeiro passo ao avaliar uma situação de maneira crítica é a observação, tentar entender tudo que está acontecendo antes de tirar uma conclusão.
Pensamento crítico é uma avaliação voluntária diante de um fato, comentário, experiência ou conteúdo, que usa argumentos para determinar uma resposta diante desse estímulo. Ou seja, o pensar de modo crítico envolve uma observação inicial, seguida por um julgamento diante de um cenário ao qual se depara.