Existem pelo menos 4 tipos de nota fiscal que o microempreendedor individual pode emitir. São elas: Nota Fiscal Avulsa, Nota Fiscal Avulsa Eletrônica, Nota Fiscal Eletrônica e Nota Fiscal de Venda ao Consumidor. Caberá ao MEI escolher a melhor opção para o seu negócio.
No geral, para emitir a Nota Fiscal Avulsa é preciso fazer um cadastro no site da Sefaz, aguardar uma autorização e aí começar a emitir as notas.
A NFS-a somente poderá ser gerada após o credenciamento por meio do site da Secretaria Municipal de Finanças na internet, no endereço eletrônico http://www.issdigitalthe.com.br/nfsa/ e sua emissão fica condicionada ao prévio recolhimento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN, referente aos serviços ...
Para obtenção da Nota Fiscal Avulsa o interessado deverá informar os dados em um formulário eletrônico na internet e imprimir a nota fiscal, quando do deferimento automático, ou aguardar sua análise para posterior emissão. Após concluída a solicitação o sistema irá gerar um protocolo e uma senha para acompanhamento.
Pessoas físicas podem emitir a Nota Fiscal Avulsa Documento de identidade ou equivalente. Comprovante de residência. Comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas – CPF. Certificado digital (depende a prefeitura).
Para cada nota sujeita a recolhimento de ISS existirá um campo amarelo com um marcador (a direita de cada NF). Um boleto de ISS pode estar associado a uma ou mais notas fiscais de uma competência (ano/mês). Tique todas as notas que você pretende pagar com o boleto e clique em Gerar Boleto.
Para prestar um serviço como autônomo e emitir nota fiscal sem empresa aberta, você precisará fazer um cadastro na prefeitura da sua cidade. Cada município tem os seus procedimentos, então você deve ligar para a administração municipal ou consultar o site para se informar.
Como emitir NFS-e com CNPJ