“O frio estimula a reação dos neurônios e aumenta a sensibilidade”, afirma a O Globo o fisioterapeuta Sandro Raad. Ele explica que no frio os vasos sanguíneos das extremidades do corpo (como mãos, pés e orelhas) se contraem, o que diminui o fluxo sanguíneo, sobrecarrega a musculatura e ativa os nervos dolorosos.
Uma das prováveis causas da maior sensibilidade à dor nos dias frios é que as baixas temperaturas provocam constrição vascular e prejudicam a circulação do sangue no corpo. A necessidade de aquecimento da musculatura provoca uma contração que torna algumas partes do corpo doloridas.
O que torna a dor maior nas temperaturas menores é a contração dos músculos e dos vasos sanguíneos. A intenção do nosso corpo até que é das melhores: os músculos se contraem involuntariamente para se manterem aquecidos, e o sangue sai das articulações em direção ao tronco para manter nossa temperatura constante.
Geralmente, as cicatrizes e os ossos que foram fraturados doem quando o tempo vai esfriar. "Não existe uma explicação específica para isso, mas acredita-se que o tecido que sofreu a agressão fique com a memória de dor alterada", diz. Mas não é preciso esperar o frio ir embora para as dores passarem.
Existe mais de uma explicação para o frio provocar incômodo nas articulações. Uma delas está ligada à vasoconstrição, que é a diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos. A vasoconstrição é um fenômeno que ocorre para manter a temperatura corporal no frio.
5 dicas para aliviar a dor no joelho