A poesia trovadoresca e a palaciana utilizam com frequência os redondilhos típicos da poesia popular. No classicismo introduziu se em Portugal a chamada medida nova versos decassílabos de tradição italiana Camões utilizou em sua lírica tanto a medida nova quanto a medida velha da tradição medieval.
Na lírica camoniana, a "medida nova", ou seja, a poesia que segue os modelos estéticos renascentistas, surge a par da poesia com sabor trovadoresco dos Cancioneiros ("medida velha"). Na poesia de influência tradicional, é evidente o aproveitamento da temática da poesia trovadoresca e das formas palacianas.
A poesia lírica de Camões tem com principais temas o discurso sobre o amor e o destino do ser humano. ... As poesias camonianas, como todos os poetas que buscam por meio da expressão filosófica a explicação e expressão do amor cristão, possuem uma estreita relação com as idéias de Platão acerca do que seja esse amor.
Os principais temas são o amor, além da mutabilidade que apresenta o mundo. Camões foi um dos maiores poetas de Portugal, de tradição portuguesa, tratava do amor de forma bela, e suas obras reverberam até a atualidade em decorrência da riqueza de detalhes diante do que compunha acerca do amor, seu principal tema.
Neste poema lírico clássico, o autor procurou expor a natureza ao contrário do amor. Na Antiguidade, o amor era visto como um indivíduo privado de visão, uma doença da razão, uma enfermidade de consequências às vezes devastadoras.
Para Camões o amor é “um fogo que arde sem se ver”, e, por isso mesmo, deve ser pensado antes de ser sentido. Segundo o próprio poeta, o amor “é ferida que dói, e não se sente. É um contentamento descontente. ... É nunca contentar-se e contente.
O tema deste Soneto caracteriza-se pelas mudanças que o ser humano sofre durante a sua vida, as pessoas que ele confiava e deixou de confiar, o modo de pensar, o jeito que as mágoas tornam-se lembranças, afirmando que esta mudança ocorre a cada dia de nossas vidas, e se em um dia choramos, no outro ficamos alegres, mas ...
Autor do poema épico “Os Lusíadas”, uma das obras mais importantes da literatura portuguesa; na poesia lírica que escreveu, destaca-se o poema "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades". O poema tem como tema a mudança, sendo que o sujeito poético aborda as mudanças que se vão sucedendo.
Esse termo designa uma espécie de narrador do poema, e assim seria chamado se não estivéssemos falando dos textos literários, sobretudo do gênero lírico. Quando você lê um poema e percebe a manifestação de um “eu literário”, aquela voz, aquela personagem presente nos versos, não é necessariamente o autor real do poema.
04 – A dor, a angústia e o sofrimento são elementos constantes na poesia de Camilo Pessanha. Não se trata, contudo, de uma dor de natureza amorosa. a) Qual é a natureza da dor vivida pelo eu lírico? A dor de existir.
Resposta. Resposta: O eu lírico de "Os Lusíadas" declara que vai cantar "os barões assinalados" e os reis de Portugal.
a) Os vocativos sugerem a imagem de uma mulher morta. ... Ao descrever o corpo da mulher, o eu lírico chama a atenção do leitor para suas formas femininas e faz com que um tom mais sensual passe a dominar a imagem da donzela que corre pela praia.
Resposta. -- A expressão é dor vivente, que associa a vida ao um lugar de dor aoqual o espreito esta ligado pela a vida.
Resposta. Não sei qual é o poema, mas na segunda geração romântica, a morte era vista como a única opção. O romantismo é caracterizado pela idealização, mas geralmente o final de suas obras são trágicos, e os apaixonados não ficam juntos, assim, sofrem de amor, e o único jeito desse sofrimento passar é morrer.