Década de 1920 marcou o início do esmalte como conhecemos hoje. Inspirados nas pinturas de carro, os primeiros esmaltes tinham cores básicas e certeiras como o vermelho que é queridinho até hoje.
Porém, esse hábito moderno começou muito tempo atrás, há 4.
Não é de hoje que as mulheres pintam as unhas. Há indícios de que o hábito vem do Egito antigo, sendo que chineses, japoneses e romanos também pintavam as unhas. ... Na China as cores serviam para separar as classes sociais, sendo que as mais vibrantes só podiam ser usadas pelas mulheres da realeza.
Como é feito com vários componentes químicos, a preocupação com o meio ambiente também é uma motivação para algumas mulheres. Para evitar o aumento de lixo com o descarte das embalagens e a contaminação de água e solo com acetatos, toluol e metais pesados, elas optaram por abandonar as unhas coloridas.
Não à toa, ele é um dos produtos que mais causam irritações na pele, principalmente pela presença de solventes como dibutilftalato (DBP), formaldeído e tolueno (esses dois últimos com potencial cancerígeno). “Raramente, a alergia aparece na unha ou no dedo.
O problema está em alguns dos componentes do esmalte: tolueno, formaldeído e ibutyl ftalato. O chamado trio tóxico pode causar câncer e problemas hormonais, como infertilidade. O alerta é do epidemiologista Dr. Thu Quach, a Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, que apontou problemas que cosméticos podem causar.
De acordo com sua pesquisa, algum esmaltes que contém componentes tóxicos como Tolueno, formaldeído e ibutyl ftalato, conhecido como "trio tóxico", pode causa câncer e problemas hormonais, como infertilidade.
Lixe e hidrate bem Deixar as unhas bem uniformes, além de hidratar as unhas com óleo. "Após a hidratação, elas parecem instataneamente bem tratadas". Sempre lixe com a parte mais fina da lixa e dê o polimento com muito cuidado - se não aperte muito a lixa de polimento na unha para não provocar a escamação.
Seis dicas para deixar as unhas bonitas e saudáveis
Unhas perfeitas: 20 maneiras de mantê-las saudáveis e bonitas
A micose de unha pode ser tratada com antifúngicos em forma de comprimidos, prescritos pelo dermatologista, como o Fluconazol ou o Itraconazol, ou através da aplicação de uma pomada ou esmalte diretamente na unha, como o Loceryl, a Micolamina ou o Fungirox, por exemplo.
Comprimidos: terbinafina e itraconazol