Com finalidade didática, alguns historiadores convencionaram denominar de Idade Moderna o período histórico que começou com a Queda do Império Bizantino, em 1453, derrubado pelos turcos-otomanos, e terminou com a Revolução Francesa, em 1789.
Cronologicamente, a Idade Moderna começou com a conquista de Constantinopla pelos otomanos em 1453 e se encerrou com a tomada da Bastilha em 1789.
O Renascimento Cultural e o desenvolvimento científico criaram novas perspectivas culturais que foram essenciais para a formação de nova consciência social que iniciou revoluções. A Reforma Religiosa, por exemplo, contestou o poder da Igreja Católica, dando origem às igrejas luteranas, anglicanas e calvinistas.
As mudanças ocorridas na Europa, como o desenvolvimento do comércio e das cidades e a expansão marítima, foram acompanhadas por um intenso movimento cultural. Essas transformações faziam os europeus acreditarem que viviam em um novo tempo, muito diferente daquele que imperou durante toda a Idade Média.
Ocorreu entre os séculos XIV e XVI A Idade Média teve início com a queda do Império Bizantino e a tomada da cidade de Constantinopla pelo Império Turco-Otomano, em 1453. Esse período chegou ao final com a Revolução Francesa, em 1789.
Normalmente, eram burgueses e aristocratas, parte da elite intelectual, mesmo tendo seus privilégios, conseguiam observar a sociedade e criticar aquelas formas do Antigo Regime.
A modernidade é um período de tempo que se caracteriza pela realidade social, cultural e econômica vigente no mundo. Ao tratarmos da era moderna, pré-moderna ou ainda a pós-moderna, fazemos referência à ordem política, à organização de nações, à forma econômica que essas adotaram e inúmeras outras características.
O acesso à informação no decorrer da Idade Média ocorria por intermédio da utilização de cartas. Estas eram essenciais para a manutenção d a comunicação a longa distância principalmente, entretanto, sabe-se a mesma ocorria de forma extremamente lenta.
Das Cidades no Cenário da Economia Capitalista Mercantil e da Ineficiência das Interligações entre elas no Século XVII. Por volta do século XVI as relações de produção ainda eram predominantemente feudais, embora tivesse início o processo de transformações.
Idade Moderna é o período compreendido entre a Idade Média e a Idade Contemporânea, séculos XV e XVIII.
As cidades surgiram inicialmente como pequenas aldeias às margens de rios, e com o crescimento populacional e das atividades passaram a constituir cidades mais complexas. ... As cidades gregas eram centros comerciais, religiosos, políticos e artísticos, com autonomia organizacional em relação às demais.
Um grande acontecimento na passagem da idade Moderna para a idade contemporânea foi a Revolução Industrial.