Quando O Parkour Se Tornou Modalidade Esportiva?

Quando o Parkour se tornou modalidade esportiva

No Brasil, o Parkour teve o início de sua divulgação através da internet em 2004, onde jovens principalmente de São Paulo e Brasília começaram a praticar e estudar a filosofia da modalidade (Stramandinolli et al., 2012).

Quem foi o criador do parkour?

Esse esporte, tido por muitos como ariscado, tem como objetivo realizar trajetos que indivíduos realizariam normalmente usando movimentos de saltos, giros e outros.

Parkour é um termo com origem no francês “parcour”, designando um esporte de força, equilíbrio e resistência. É por isso que em muitos casos ele pode ser referido como “le parkour” também.

Índice

Índice

Basicamente, o Parkour é a arte do deslocamento ou a arte de ser útil superando obstaculos. Por meio de movimentos eficientes os praticantes de Parkour podem ir de um lugar a outro utilizando somente os recursos que seu corpo pode oferecer.

Mesmo que o esporte não conte com regras obrigatórias para ser praticado, existem recomendações e orientações sobre sua prática, as quais precisam ser seguidas por quem o pratica a fim de preservar a integridade física do traceur e também a integridade do ambiente.

O parkour é uma prática corporal desenvolvida a partir do “método natural” (“méthode naturelle” em Francês), idealizado pelo francês Georges Hébert. Esse método constitui uma filosofia aprimorada por Hébert como um tipo de ginástica para o treinamento militar. Desse modo, o parkour – cujo termo em Francês (parcour) significa percurso – se baseia no aperfeiçoamento dos movimentos naturais do corpo humano e na interação direta com a natureza.

Quando o parkour entrou para as Olimpíadas?

Grupo de parkour pede que COI rejeite inclusão da modalidade no programa olímpico de Paris 2024. ... A briga entre o Parkour Earth e a FIG acontece desde 2018, quando a modalidade foi inserida entre as disciplinas gerenciadas pela federação.

Na sequência você encontra alguns vídeos complementares ao conteúdo desta matéria, selecionados com o intuito de contribuir para seu conhecimento a respeito da prática e também elucidar questões relevantes a seu respeito. Acompanhe.

O Parkour no Brasil começou em 2004 com vários praticantes começando a atividade ao mesmo tempo. O nomes que mais se destacaram nessa época são o do Tracer Leonard Ribeiro Jacinto (conhecido como Leonard Akira ou somente "Akira") criador do Grupo Parkour Brazil e Eduardo Bittencourt criador do grupo Le Parkour Brasil.

Como foi criado o Le parkour?

Como foi criado o Le parkour?

O primeiro evento de parkour realizado no país foi o Desafio Urbano de Parkour, em 2014, gerando uma onda de publicações e declarações públicas de repúdio à modalidade, por ser compreendida como “vandalismo”. Ulteriormente, em 2015, ocorreu a segunda edição do evento, a qual recebeu menos repercussão negativa em comparação à primeira, elucidando certa aceitação da prática pela comunidade em geral e contribuindo para a popularização da modalidade.

Para praticar o parkour é necessário o aprimoramento de algumas movimentações técnicas que auxiliam na realização das ações de deslocamento e superação dos obstáculos. Desse modo, alguns movimentos são fundamentais para a prática e pressupõem o aprimoramento técnico individualizado por parte dos praticantes, conforme suas necessidades, particularidades e limitações. Alguns dos movimentos mais comuns são:

A prática de parkour surgiu na França em 1980, e por isso foi chamada de Le Parkour, que significa “o percurso”, graças a David Belle. Na infância, Belle praticava ginastica, e para criar o parkour, se inspirou em seu pai Raymond Belle, que era bombeiro e exercia técnicas de salvamento.  Belle e seus irmãos começaram a praticar pelas ruas de Paris, foram se tornando cada vez melhores, e pouco a pouco a modalidade foi se espalhando pelo mundo.

História do parkour

A alternativa 08 é incorreta, pois, o arborismo é uma prática realizada na natureza, consistindo em travessias de circuitos de plataformas entre árvores, usando cordas, pontes e outros métodos para o deslocamento.

Criado em meados de 1980, na França, o Le Parkour foi inspirado nas técnicas de salvamento e fuga de emergências usadas por bombeiros. Mais precisamente, isso aconteceu quando seu pioneiro, David Belle, se inspirou no trabalho do próprio pai, Raymond Belle, oficial da elite de bombeiros.

Para praticar o parkour é preciso muito cuidado e atenção com a segurança, além de um bom preparo físico. O “fundador” da disciplina, David Belle, teve treinamento e vivência militar na Indochina, nas antigas colônias francesas do Sudeste Asiático. Belle ainda foi bombeiro e era conhecido por suas realizações como ginasta, o que explica o próprio conceito do esporte por ele idealizado.

Artigos recentes

Um bom traceur deve possuir uma musculatura definida e boa flexibilidade, desfrutando de uma condição física ótima para poder realizar os movimentos de forma adequada, evitando lesões, pois conseguirá ter maior resistência nos impactos no solo.

Praticantes do parkour em geral são capazes de dar “passadas” em superfícies verticais, como parte de uma subida ou impulso para ganhar velocidade e vencer um próximo obstáculo. Em algumas apresentações, a impressão que se tem é a de que os atletas são capazes de “andar na parede”.

O parkour é uma prática corporal em que o deslocamento dos praticantes pelos espaços se dá pelo uso das habilidades corporais, aperfeiçoando-as de modo a superar os obstáculos encontrados no percurso, assim como as habilidades necessárias para isso.

Conheça nossos reviews

Inspirado no educador físico francês Georges Hebert (1875-1957) e no seu Método Natural de Educação Física, o também francês David Belle, nascido em 1973 no Sena Marítimo, na Normandia, desenvolveu a prática que hoje conhecemos como Parkour. Belle foi muito influenciado por seu pai, Raymond Belle, também conhecido por suas proezas atléticas e por sua carreira militar.

É a ação do praticante se soltar de um ponto em que esteja pendurado para cair em outro. Particularmente útil para reduzir a altura de uma queda – ao invés do atleta simplesmente salta para um nível mais baixo, ele primeiramente se pendura, reduzindo a altura de queda em uma distância equivalente ao comprimento do seu próprio corpo, reduzindo assim também o impacto.

TEMPORARIAMENTE FECHADOS

TEMPORARIAMENTE FECHADOS

Em países de língua inglesa, o parkour pode também ser conhecido por freerunning. Difundido na era digital com facilidade, o parkour ganhou inúmeros adeptos a partir de vídeos postados no Youtube, mostrando atletas da modalidade realizando percursos inusitados em várias cidades do mundo.

Professor de Educação Física graduado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestrando em Práticas Sociais em Educação Física (PEF-UEM/UEL). Pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade (GPCCL/UEM/CNPq) e do Grupo de Estudos Foucaultianos (GEF/ UEM/CNPq).

Por se tratar de uma prática corporal ainda em processo de esportivização, o parkour não apresenta regras específicas. Entretanto, no movimento de institucionalização dessa modalidade enquanto esporte gímnico, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) estabeleceu um regulamento técnico do parkour. Desse modo, confira a seguir as principais regras propostas no documento.

Quais são os equipamentos de segurança do Parkour?

Equipamentos
  • Calça de moletom;
  • Bermuda;
  • Camiseta leve;
  • Tênis que seja confortável e de sola preferencialmente emborrachada para ser mais aderente (entretanto, alguns praticantes treinam descalços).

Qual é a história do Parkour?

Criado em meados de 1980, na França, o Le Parkour foi inspirado nas técnicas de salvamento e fuga de emergências usadas por bombeiros. Mais precisamente, isso aconteceu quando seu pioneiro, David Belle, se inspirou no trabalho do próprio pai, Raymond Belle, oficial da elite de bombeiros.

Quais os fundamentos do Parkour?

O objetivo do parkour é se deslocar de um ponto a outro (daí o nome) de modo rápido e direto, sem desviar de obstáculos como muros, vãos ou carros. Eles devem ser transpostos com manobras que envolvem saltos, escaladas e nenhum equipamento além do próprio corpo. ... O parkour surgiu na França, nos anos 1980.

O que é parkour e sua origem?

Parkour é um tipo de atividade física inspirada no “método natural de educação física”, idealizado por Georges Hébert. Ele idealizou um percurso para treinamento militar, chamado de parcours militaire, muito utilizado pelo exército francês. Daí surge o nome, Parkour tem origem em parcour, percurso em francês.