O locador ou locatário, na falta de acordo depois de três anos de vigência do contrato ou do acordo anteriormente realizado, poderá pedir a revisão judicial do aluguel ou a sua atualização para ajustá-lo ao preço de mercado.
A carta para pedir revisão de aluguel de imóvel é um documento pelo qual o locador (aquele que aluga um imóvel para que outra pessoa o utilize) ou o locatário (aquele que aluga um imóvel de outra pessoa, também chamado de inquilino) de um bem imóvel pode pedir à outra parte do contrato de locação a revisão do valor do ...
Ação renovatória da locação tem por finalidade assegurar o direito do inquilino empresário renovar contrato de locação do imóvel onde exerce a sua atividade comercial. Essa ação se estende às instituições sem fins lucrativos, desde que instituídas regularmente.
À guiza de conclusão, para que se possa fazer uma renovação compulsória, são três os requisitos: o locatário deve ser empresário, sociedade empresária ou simples, com finalidade lucrativa; o contrato deve ser escrito e estabelecer um prazo determinado de no mínimo cinco anos; e que o locatário exerça sua atividade por ...
De acordo com a Lei 8.
A ação renovatória é uma ação judicial que vai ser proposta pelo inquilino contra seu locador, em casos de locações comerciais. O objetivo da ação é que o contrato de locação seja renovado de modo forçado, por um valor adequado ao mercado, mesmo contra a vontade do locador.
Debruçando-se sobre a Lei do Inquilinato, as referidas ações encontram-se assim dispostas: ação de despejo (arts. 59 a 66), ação de consignação de aluguel e acessórios da locação (art. 67), ação revisional de aluguel (arts. 68 a 70) e ação renovatória (arts.
68 da Lei de Locações prevê que o rito da ação revisional é o sumário. ... Assim, quando cabível, o juiz deverá designar audiência de conciliação e mediação, e não mais aquela antiga audiência do procedimento sumário (art. 68, II, da Lei de Locações).