Quando a luz branca atravessa um prisma transparente ela decompõe-se, tornando evidente o espectro de cores que se une para formá-la. O fenômeno descrito refere-se à: ... O fenômeno em questão é chamado de dispersão. Nele, a luz sofre refração ao ser transmitida através do prisma.
Resposta. A dispersão é um fenómeno óptico que consiste na separação da luz branca , ou seja , separação da luz solar em várias cores , como as do arco-íris, cada qual com uma frequência diferente. Esse fenómeno pode observado em um prima de vidro ./span>
Podemos evidenciar que a luz pode ser caracterizada como uma onda eletromagnética. Isso porque a mesma compreende uma onda que não apresenta necessidade de um meio material para que possa enfim se propagar, como é o caso por exemplo do som, que é caracterizada como uma onda mecânica./span>
O arco-íris
Resposta: Ondas eletromagnéticas são aquelas que resultam da libertação das fontes de energia elétrica e magnética em conjunto. Quando se movimenta velozmente, com a velocidade da luz, a energia liberada apresenta o aspecto de onda. Por esse motivo, recebe o nome de onda eletromagnética./span>
Ondas eletromagnéticas são oscilações formadas por campos elétricos e magnéticos variáveis, que se propagam tanto no vácuo quanto em meios materiais. Elas são ondas tridimensionais e transversais que viajam na velocidade da luz, transportando exclusivamente energia.
Embora não possamos vê-las, sabemos que as ondas eletromagnéticas estão presentes no nosso cotidiano. Elas estão nos rádios, TVs, raios X, nos fornos de micro-ondas e principalmente na luz visível (luz do Sol).
a) Ondas transversais: São ondas cujas vibrações são perpendiculares a direção de propagação como por exemplo ondas em cordas. Ondas transversais. b) Ondas longitudinais: São ondas cujas vibrações coincidem com a direção de propagação como por exemplo as ondas sonoras: Ondas longitudinais.
Para caracterizar as ondas usamos as seguintes grandezas: Amplitude: corresponde à altura da onda, marcada pela distância entre o ponto de equilíbrio (repouso) da onda até a crista. ... Comprimento de onda: Representado pela letra grega lambda (λ), é a distância entre dois vales ou duas cristas sucessivas.
Outros elementos de uma onda
Propagação de Ondas As ondas sonoras se propagam em um meio material -- sólido, líquido ou gasoso. Esse meio pode ser unidimensional, como uma corda esticada; bidimensional, como a membrana de um tambor; ou tridmensional como a atmosfera.
Podemos caracterizar uma onda eletromagnética da mesma forma que caracterizamos as ondas em geral: pela sua frequência f, seu comprimento de onda λ, sua velocidade de propagação v e sua amplitude. Como as ondas eletromagnéticas são transversais, também podem se caracterizar pela direção da vibração do campo elétrico.
Independente do tipo, todas as ondas possuem algumas grandezas físicas, que são:
O ponto mais alto da corda da figura abaixo, por exemplo, denomina-se crista da onda; já o ponto mais baixo da corda, denomina-se vale da onda. Sendo assim, a distância entre duas cristas ou dois vales consecutivos é definida como sendo o comprimento de onda.
A transformação entre as unidades Hz e r.p.m é feita pela multiplicação ou divisão dos valores por 60, pois 1 minuto corresponde a 60 s. O período é o tempo necessário para que um objeto em movimento circular conclua uma volta.