Essa área ganhou força a partir dos anos 80 e, de lá para cá, a importância do fisioterapeuta pediátrico vem aumentando. Entre os problemas que necessitam dos serviços de um fisioterapeuta pediátrico podemos destacar: Paralisia cerebral. Síndrome de Down.
A importância da fisioterapia para a qualidade de vida não deixa dúvidas. Afinal, os profissionais da área contribuem consideravelmente para o bem-estar dos pacientes por meio de intervenções não farmacológicas e que melhoram dores, insônia, postura e doenças.
O fisioterapeuta como profissional que trata e previne doenças e lesões irá auxiliar esse individuo a partir de diferentes métodos,específicos para cada caso,fazendo com que a enfermidade seja regulada,apaziguada ou,na maioria dos casos,exterminada.
A visão da fisioterapia apenas como um processo para auxiliar na recuperação de lesões está ultrapassada. Em uma abordagem voltada à promoção da saúde, a fisioterapia preventiva foca seus esforços na prevenção e não apenas na reabilitação, proporcionando uma melhor qualidade de vida para diversos perfis populacionais.