Os açorianos eram a maioria - quase absoluta - provenientes, sobretudo, das ilhas centrais (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial). Desse total de 6 mil, cerca de 1.
Estudos arqueológicos indicam que povos proto-jês já habitavam o atual território de Santa Catarina, por volta do século 10. Viviam da agricultura, da caça e da pesca. Fabricavam peças de cerâmica, construíam habitações escavadas na terra, realizavam arte rupestre e rituais funerários.
Com a descoberta das ricas terras do Brasil, Santa Catarina logo entrou na rota dos navegadores europeus. A primeira expedição significativa a chegar a Santa Catarina foi a do português Juan Dias Solis, em 1515. O litoral catarinense era habitado por índios carijós, do grupo tupi-guarani.
Começando pela época do descobrimento, quando em 1504, um navegador francês, Paulmier de Gonneville – fundador da cidade catarinense de São Francisco do Sul - desembarcou em terras brasileiras, o historiador e professor, fez um resgate dos principais marcos da influência francesa em nossa história.
Foi fundada pelo químico e farmacêutico alemão Hermann Bruno Otto Blumenau, que chegou em um barco via rio Itajaí-Açu acompanhado de outros dezessete colonos compatriotas.
Resposta. Foi no município de São Pedro de Alcântara.
O primeiro grupo de imigrantes fixou-se no sul da Bahia em 1818, mas foi em 1824 que chegaram os que formariam a primeira colônia alemã no Rio Grande do Sul, a atual São Leopoldo. Em 1827, desembarcavam os primeiros alemães no porto de Santos, levados a Santo Amaro.
Resposta. do Sul, os germânicos em parte do Rio Grande do Sul (geralmente na Serra Gaúcha) e no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, e os poloneses no Paraná.
Dessa forma, as mais diversas nacionalidades europeias se espalharam Brasil afora e ainda hoje podemos encontrar influências dessa época. Enquanto os suíços se estabeleceram nas montanhas do Rio de Janeiro, os italianos foram para a cidade de São Paulo e os alemães se estabeleceram no sul do país.
Trazer pra cá os imigrantes seria uma ótima ideia (na época), pois eles trariam capital e mão-de-obra para investir em fazendas e para trabalharem nas fazendas (de café, cana-de-açúcar, algodão, etc) dos grandes latifundiários, substituindo a mão-de-obra dos ex-escravos, porém, ganhariam um salário fixo.
A marca da imigração no Brasil pode ser percebida especialmente na cultura e na economia das duas mais ricas regiões brasileiras: Sudeste e Sul. A colonização foi o objetivo inicial da imigração no Brasil, visando ao povoamento e à exploração da terra por meio de atividades agrárias.
Com a proibição do tráfico de escravos, em 1850, o desenvolvimento das lavouras de café e o preconceito racial induziram a entrada de imigrantes europeus no país. Com as guerras de unificação na Itália e na Alemanha, são trazidos pelo governo brasileiro para trabalhar nos cafezais.
entre os obstáculos institucionais destacam-se o idioma (como uma barreira primária e primordial para o atendimento e a proteção aos imigrantes), a falta de recursos humanos (que prejudica a qualidade do atendimento bem como o levantamento de dados específicos sobre migrações e imigrantes no país) e a falta de ...
Dos grupos indigenas que habitavam o estado gaucho, povos Tape, Charrua, Minuano, extintos, só restam populações de Caigangs e Guaranis, não os históricos dos Sete Povos mas grupo que migraram no final do século XIX. Também tem grupos não tão numerosos de japoneses e poloneses.
Já o estado de menor densidade demográfica é Roraima com 2,33 hab/km2. Os estados de maior densidade demográfica encontram-se na Região Sudeste e os de menor densidade nas Regiões Norte e Centro-Oeste.
Entre os estados da Região Sul, é o que apresenta a menor densidade, mas ainda assim está acima da média brasileira, que é de 24,9 hab/km². A área de maior densidade demográfica se encontra no eixo Porto Alegre-Caxias do Sul. Dos 38 municípios com densidade superior a 200 hab/km² do Estado, 22 fazem parte desse eixo.
A densidade demográfica ultrapassa os 100 habitantes por quilômetro quadrado,na áreas próximas aos rios Reno, Tâmisa, Sena e Pó. A menor densidade demográfica, está nas áreas influenciadas pelo frio rigoroso característico do clima ártico.