A auriculoterapia é uma modalidade da acupuntura, em que os pontos terapêuticos se localizam no pavilhão auricular, que é a parte visível da orelha. Ela usa as zonas reflexas do ouvido externo para detectar e corrigir desequilíbrios do organismo. Essa terapia é indicada para o tratamento de dor aguda e crônica.
O ponto da orelha que é recomendada a perfuração para o alívio das dores de cabeça é o daith. Ele fica na parte interna da orelha e é uma região com cartilagem bem dura. A relação entre o alívio da dor com a perfuração tem origem nos preceitos da acupuntura.
Algumas medidas podem tomadas em casa para ajudar a tratar otite externa, como fazer uma bolsa de água quente para encostar na orelha afetada e aliviar a dor. Em casos graves, o canal auditivo deve ser cuidadosamente limpo por um otorrinolaringologista.
No primeiro, foram inseridas agulhas em cinco pontos da região auricular: o ligado ao apetite, o do sistema endócrino, o do baço, o do estômago e um chamado shen-men. Todos eles atuam em órgãos e sistemas importantes do metabolismo. “O shen-men, por exemplo, está relacionado à melhora da compulsão alimentar.
Enxaqueca: Com crises que podem durar de 4 a 72 horas com característica pulsátil e dor moderada, a enxaqueca pode ser tratada pela acupuntura e trazer bons resultados. Neste caso, a sessão de acupuntura dura de 30 a 50 minutos, em geral é feita uma vez por semana.
Yintang – em caos de enxaqueca, insônia e ansiedade. Taiyang – Enxaqueca (controla a subida do yang do fígado). Sendo assim, o presente trabalho visa a relatar o uso da acupuntura no paciente portador de cefaleia, bem como estudar sobre a dor de um modo geral do ponto de vista ocidental e oriental.
Um cuidado especial deve ser observado se: