Existem várias modalidades de coleta de esgotos, a saber: Sistema Unitário - a coleta do esgoto doméstico, pluvial e industrial é processado em um único coletor. Sistema Separado - o esgoto pluvial fica separado do esgoto doméstico e industrial. É o sistema usado no Brasil.
São os resíduos gerados pelas residências. Apesar de não parecer, podem gerar grandes impactos ao meio ambiente se descartados de forma incorreta. São exemplos dessa categoria de efluentes o esgoto residencial, restos de comida, caixa de gordura de casas e muito comum em localidades rurais, as fossas sépticas.
Todo imóvel deve ter uma caixa de inspeção ou Terminal de Inspeção e Limpeza – TIL acessível, na calçada ou próxima a ela, para que seja possível identificar problemas no esgotamento e para realizar a manutenção das ligações de esgoto.
Lixo no esgoto: como prevenir o entupimento da rede
No caso do esgoto tratado, ele sai da sua casa ou empresa, vai para o sistema de distribuição da cidade que o encaminha para uma estação de tratamento da água. ... Quando a pessoa não possui um bom saneamento básico ela pode ficar em contato com o esgoto, e, consequentemente, com dejetos humanos e poluição industrial.