A acurácia é a proximidade de um resultado com o seu valor de referência real. Dessa forma, quanto maior a acurácia, mais próximo da referência ou valor real é o resultado encontrado.
Acurácia tem sido definida como sendo o grau de proximidade de uma estimativa com seu parâmetro (ou valor verdadeiro), enquanto precisão expressa o grau de consistência da grandeza medida com sua média.
Significado de Acuracidade substantivo feminino Precisão e exatidão ao medir ou conferir algo; acurácia. [Por Extensão] Estado do que não apresenta erros nem falhas; exatidão. [Por Extensão] Medida de averiguação de estoque ou processo de controle de entradas e saídas de mercadorias de um estoque.
Quando as informações levantadas no estoque não são as mesmas que constam nos sistemas, pode-se dizer que o item não possui acuracidade ou não está acurado. Qualquer divergência encontrada, quer seja por ter mais itens no físico do que no sistema ou vice-versa, mostra que temos problemas na gestão dos estoques.
O controle de estoque serve para a empresa avaliar a entrada e saída de mercadorias e auxilia uma companhia a reduzir custos e administrar a cadeia de produção e distribuição com mais eficiência. ... Isso ajuda a companhia a ser mais produtiva e eficiente, reduzindo prejuízos e desperdícios.
O giro de estoque é uma forma indireta de saber como o seu produto está sendo consumido e recebido pelo seu público-alvo. ... Depois disso, precisa determinar o volume médio do estoque durante esse mesmo espaço de tempo.
O giro dos estoques é a quantidade vendida, em determinado período, do estoque mantido pela empresa. Exemplo 1: o estoque médio de uma torrefadora de café é de 400 sacas, e a empresa vende 3600 sacas ao ano. Portanto, o giro de estoques dessa empresa é 3600 divididos por 400 = 9 giros ao ano.
O Giro de Contas a Receber (GCR) é um índice que expressa quão rapidamente podemos cobrar as vendas efetuadas, indicando também o número de vezes que as contas a receber giraram durante o ano.
Há uma fórmula simples para calcular o capital de giro: CGL = AC – PC. Em que “AC ” refere-se a ativo circulante (aplicações financeiras, caixa, bancos, contas a receber, dentre outros recursos) e PC corresponde ao passivo circulante (contas a pagar, fornecedores, empréstimos…).